"A iconografia auxilia muito no entendimento das fases históricas na percepção de seus símbolos inerentes".
A partir dessa afirmação, discorra sobre iconografia e representação dos ícones culturais sul-mato-grossenses.
- Esse texto deverá conter: uma introdução falando sobre iconografia;
- Um outro parágrafo falando sobre os ícones culturais que encontramos nas cidades do MS.
- Um terceiro parágrafo fazendo uma relação entre os ícones culturais e a formação da identidade do MS (se os ícones contribuem para a formação de nossa identidade).
- Faça uma conclusão falando como essas imagens fazem a construção de nosso tecido cultural (as imagens nos remete à símbolos que por si só, nos remetem ao nosso Estado?)
- Valor - de 0 a 5 (tal como na outra tarefa, se copiarem algo será atribuído nota zero.
Mato Grosso do Sul “ Estado do Pantanal”
ResponderExcluirO nosso estado muitas e muitas vezes é confundido com Mato Grosso, por terem o nome parecido e serem estados relativamente pequenos. Até mesmo o Lula chegou a se preocupar com essa questão, só que que o método que ele utilizou para resolver essa confusão, não agradou e acabou gerando revoltas e manifestações populares. Uma sugestão para resolver esse problema seria trocar o nome do nosso estado, e devido a nossa região ser bem variada na fauna, surgiu a hipótese de trocar o nome Mato Grosso do Sul por Estado do Pantanal, mas se fossemos trocar seria necessário convocar uma assembleia com os cidadão para decidir se aceitariam sim ou não.
Há questão do nome é mais uma estrategia politica do que social, pelo fato de que a única coisa que iria mudar, é que receberíamos mais reconhecimentos, e na questão politica iriam desassociar esse dois estados que tem os nomes parecidos.
Nosso estado já foi mais bonito e visitado mais devido as circunstancias e ao tempo nossas paisagens foram sendo degradadas e destruídas, e algumas acabaram se tornando símbolos paisagistas. Devido a esses símbolos surgiram-se varias hipóteses para nomes dentre eles pode citar: Estado Baile, Estado Vacarias ou até mesmo Estado tereré pois aqui essa bebida é muito conhecida. Alguns de nossos animais entraram em extinção e para lembrarmos deles acabamos os empalhando.
Um fato sobre as cidades Sul Mato Grossense é que quase todas tem um animal empalhado ou orelhões de flor, ou alguma coisa relacionada a fauna ou a flora.
Aqui em nossa região a muitas imagem marcante e até placas escritas de forma errada, uma delas esta localizada perto da venida, e muitos cidadãos que passam por ali nunca notaram nada, só foram perceber quando isso virou noticia no Facebook.
Aluna: Maria Luiza Faria Matos N°18 2 ano A
Mato Grosso do Sul é um estado riquissimo em cultura, ícones e tradições.
ResponderExcluirO surgimento representativo de ícones do nosso estado surgiu no governo do Zeca do PT.
Um dos ícones mais conhecido (Ou o mais conhecido) é o Túiuiu (ave que habita no pantanal); Quando nos referimos ao Mato Grosso do Sul, as primeiras referências que logo nos aparece é o Túiuiu, o Pantanal e o Téreré. E muitas vezes quando trafegamos, pelas rodovias de MS, nos deparamos com grandes placas escrito: “MATO GROSSO DO SUL, ESTADO DO PANTANAL”; Através dessa frase nos trás uma mensagem ou entendimento de que a pessoa está entrando em nosso estado e irá conhecer uma nova cultura, novos habitantes ou seja um estado diferente.
Os ícones de Mato Grosso do Sul, não estão presentes somente na natureza do nosso estado, mas também em diversos lugares do nosso estado, mais especificamente nas cidades. Em quase todas as cidades do MS, tem um icone que representa a identidade Sul Matogrossensse, um exemplo são os orelhões em forma de animais do pantanal que se encontra no centro da cidade de Dourados, outro exemplo de ícone sul matogrossensse presente nas cidades, que eu posso citar, é o prédio com a pintura de Arara Vermelha que se encontra ba Avenida Calógenas, no centro de Campo Grande.
Com tudo isso que eu citei, podemos perceber que Mato Grosso do Sul é um estado riquissimo em cultura e tradições.
Aluna: Elizandra 2º Ano
Iconografia no MS
ResponderExcluirIconografia representa através de imagens determinado tema.
Encontramos muitos ícones no Mato Grosso do Sul como por exemplo tantas placas que vemos ao entramos no estado, animais de feitos de cimentos espalhados por nossas cidades,o Pantanal também é um ícone pelo fato de que tudo o que se fala ou se vê sobre o nosso estado em tudo aparece o Pantanal ele é o nosso principal ícone.
Esses ícones criam uma percepção de que o nosso estado se resume em apenas o Pantanal, ou em “bichos” mais não é bem assim aqui existe muito mais que isso existem pessoas, cidades, empresas, comércios, tudo isso e muito mais.
Esses ícones passam uma imagem de que o nosso estado é muito diversificado, tanto em relação à cultura como também em relação a fauna e a flora.
Nome: Douglas Almeida lopes Nº 10 2º ano A
ResponderExcluirÍcones de Mato Grosso do Sul
Falar de ícones culturais é falar da identidade do nosso Estado ,falar sobre as representações identitárias que recebem os visitantes no aconchego de nosso amado Mato Grosso do Sul,Estado do Pantanal.
As imagens que se espalham pelas cidades de Mato Grosso do Sul demonstram as belezas que podem encontrar um exemplo são as esculturas de aves e animais como o Tuiuiú,Garça,Araras Azuis,Onça Pintada,Capivara,Anta entre outros, e também o mais importante o Pantanal sem essa maravilha não poderíamos vislumbrar tamanha beleza de fauna e flora e sem esquecer a calorosa recepção há todos que aqui chegarem .
A ICONOGRAFIA MS
ResponderExcluirAs iconografias são as imagens que encontramos em cada cidade ou estados.
Elas podem ter vários de tipos de animais representativos nos estados ou cidades.
Em dourados por exemplo é a onça pintada entre as avenidas,em algumas cidades tem orelhões de bichos como o tuiuiú, pica pau e arara.
Os icones representa cada região de ms, norte, sul, leste,oeste.
A cada imagens é uma construção do nosso estado. PEDRO HENRIQUE DE MELO OLIVEIRA
Falar sobre formação cultural do MS é perceber as diversas nuances que formam a cultura do nosso estado.
ResponderExcluirApesar de não ter muita fama em vista de outros estados, as nossa culturas e culinárias não são muitos conhecidos por outras pessoas.
Uma de nossas culturas, que nos apropriamos do país vizinho, o Paraguai, é o tereré: é uma bebida bem apreciada aqui no Mato Grossos do Sul, pois é feita de uma espécie de erva, que se chama erva mate.
Colocamos ela em um copo ou em uma cuia junto com uma bomba (igual a de tomar chimarrão), e colocamos bastante água gelada. E um diferencial entre o nosso tereré e o chimarrão do Rio Grande do Sul, é o jeito de ser tomar, e um é com água bem gelada, o tereré, e o outro com água quente, o chimarrão.
Também temos uma comida típica, a sopa paraguaia. Não é como o nome diz, uma sopa, ela é um tipo de torta com legumes. Outra comida típica, é o nosso churrasco, e a diferença é que comemos a carne com mandioca, e no estado de São Paulo, se come carne com pão.
Muitas de nossas culturas, devem ser mais divulgados entre outros Estados ou até mesmo outros países, para que nos conheçam mais, pois algumas pessoas acham que vivemos em florestas, árvores, menos em cidades. Pensam também que nosso estado só tem animais e que não existe pessoas aqui, e também devido seu nome ser bem parecido com o do estado do Mato Grosso, são bem confundidos por outros.
Dentro desses motivos, devemos divulgar mais o nosso lindo estado de Mato Grosso do Sul, para que fique bem mais conhecido na sociedade.
Nome: Felipe Cavalcante Ogura
Nº: 07
Série:1ºano A
Cultura Sul Matogrossense
ResponderExcluirPois as iconografias do mato grosso do sul são comos estas estatuas q existe em varios lugares com em Bonito, Dourados e em outros lugares.
em dourados tem vais estatua de capivaras, onça pintada, araras, etc...
Em Dourados também tem algumas pinturas de araras, em Bonito tem estatua de peixes na praça da cidade.
O cururu é uma dança tipica de MS e MT mas é originária de SP .
Podemos dizer também de outras danças mais conhecida do MS como: Xamamé, Caranguejo, Catira, Polca de carão, Xote, etc...
Através da dança, as culturas de vários povos é expressada e passada, de maneira fácil e divertida aos que dela participam ou até mesmo assistem, daí a necessidade de se explorar esse rico patrimônio cultural, trazendo cada vez mais turistas para conhecê-lo.
Nosso MS também tem varias comidas tipicas como Caldo de piranha, Vaca atolada, Peixe ao Molho, Costela de boi assada, Pacu assado e recheado, Chipa, Licor de Pequi, Pamonha, etc...
Temos também nosso grande e amado tereré como a bebida mais querida do nosso MS.
Nome: Vitor Hugo Branquinho Camargo 1°
As iconografias de Mato grosso do Sul
ResponderExcluirHoje um dos ícones de Mato Grosso do Sul são as placas na estradas das cidades e divisas entre estados. Os ícones são o tuiuiú e outros animais principalmente no pantanal.
Essas imagens acabam formando a representação do nosso estado e uma identidade.
As placas cujas cores são verde, com letra branca e fundo azul, também constitui uma representação da bandeira do nosso estado.
Umas das bebidas de mato grosso do sul é o licor de pequi, o tereré,também a Bocaiuva:sorvete feito de farinha de bocaiuva , e ainda o suco de guaraná: suco feito á base de guaraná ralado, que foi importado dos índios maués da Amazônia etc.
As comidas tipicas também que agrada muitos turista é o arroz boliviano; arroz feito com banana, cebola, e queijo ralado. O arroz carreteiro, Chipa, e locro ensopado a base de abobora feijão e milho;etc
Todos esse ícones servem para formar no imaginário dos leitores uma identidade sul-mato-grossense.
graziele
Iconografia
ResponderExcluirIconografia e o estudo da origem das imagens
Existe vários ícones culturais nas cidades do MS por exemplo figuras e esculturas de animais como a onça,capivara,jacaré,etc como também tem orelhões de animais como na cidade de Dourados e também as placas costumam ter a cor da bandeira do MS e etc
Todos esses ícones contribui para a nossa identidade pois esses ícones demonstram que o Ms e o estado do pantanal ideia dada pelo ex governador Zeca do PT
Tudo isso e uma amostra de nossa cultura como ela e rica e ate como e que essas figuras em nossas cidades fazem nossa identidade.
Matheus boniatti filho
ICONOGRAFIA SUL MATO GROSSENSE
ResponderExcluirAO MUNDO CONTEPORANEO VEMOS UMA CULTURA AMPLA QU SE DISCOBRIU SUA VERDADEIRA IDENTIDADE COMO ESTADO MAS DIVERSIFICA SUAS CIDADE SUAS CULTURAS COM IMAGENS .
O MATO GROSSO DO SUL
SUAS CIDADES E FASENDA PRESERVA SUAS CULTURA ;LOGO QUE CHEGAMO NUMA CIDADESUL MATO GROSSENSE ENCOTAMOS ANIMAIS O BRASAO DO NOSSO ESTADO PANTANEIRO A ONDE MIGRAM CULTURA DE OUTROS ESTADO E OUTROS PAISES QUE FASEM FRONTEIRA COM MATO GROSSO DO SUL.
MUSICAS ,DANCAS E SUA CUILINARIA DIVERSIFICADA
E SO CONHECENDO O MS
Iconografia
ResponderExcluirA iconografia estuda a origem das imagens como por exemplo:
No Mato Grosso do Sul há varias esculturas de animais como:a onça, o jacaré, a capivara, o tuiuiú e assim por diante.
Viajando por Dourados ou por Brasilândia vemos que há vários orelhões com formas de animais como onça e a arara o que nos remete à imagem que se faz de Mato Grosso do Sul.
Isso contribui para a nossa identidade,pois sabemos que Mato Grosso do Sul é muito rico em culturas diversas, e as imagens ajudam a identificar o nosso estado.
Como exemplo de ícones culturais temos o: tuiuiú, o tereré,a farofa, a mandioca, a feijoada e etc.
E é apenas uma amostra de como Mato Grosso do Sul é rico e maravilhoso.
Iconografia da Cultura Sul Mato Grossense
ResponderExcluirA iconografia é falar e estudar sobre as imagens. Existem vários ícones da nossa cultura, umas delas são as figuras culturais, Exemplo: onça, capivara, jacaré. Essas imagens acabam formando a representação do nosso estado e uma identidade.
Os ícones culturas como: Tuíui, pantanal e o tereré, os ícones do nosso Mato Grosso do Sul não estão presentes somente na natureza do nosso estado, mas também em diversos lugares do nosso estado.
E tudo isso forma a nossa cultura como caldo de identidade.