VALOR DA ATIVIDADE AVALIATIVA: 0 A 5
Respondam ao roteiro abaixo:
ATIVIDADES DA 2ª GERAÇÃO – ROTEIRO DE ESTUDO
Caros alunos, essa atividade é avaliativa. Reflitam, leiam com
atenção e respondam sem pressa. Que vocês possam ter vontade de aprender e de
se encantarem. No futuro colherão os frutos....
Os autores da 2ª
geração modernista, preocupam-se mais om o destino do mundo o “estar no mundo”
Preocupam-se ainda com o destino dos homens. Pensando nisso e a consciência da
fragilidade do eu. Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu
levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com
levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond
de Andrade na poesia abaixo.
Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o
sentimento do mundo
mas
estou cheio de escravos
minhas
lembranças escorrem e
o
corpo transigem na confluência do amor.
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2 – Surge também durante essa
geração, uma corrente mais voltada para
o espiritualismo e o intimismo representados por (Cecília, Murilo Mendes, Jorge de Lima e
Vinícius). Fale sobre as características da segunda geração encontradas na
poesia abaixo de Vinícius de Moraes:
Eu deixarei que morra em mim
o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar
senão a mágoa de me veres eternamente exausto
No entanto a tua presença
é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto
existe o teu gesto e em minha voz a tua voz
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim
como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar
uma gota de orvalho
nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne
como nódoa do passado
Eu deixarei...
tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos
e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite
e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa
suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só
como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém
porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar,
do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente,
a tua voz ausente,
a tua voz serenizada.
o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar
senão a mágoa de me veres eternamente exausto
No entanto a tua presença
é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto
existe o teu gesto e em minha voz a tua voz
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim
como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar
uma gota de orvalho
nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne
como nódoa do passado
Eu deixarei...
tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos
e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite
e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa
suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só
como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém
porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar,
do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente,
a tua voz ausente,
a tua voz serenizada.
Poemas satíricos influenciados pelo surrealismo europeu, Murilo
Mendes usa a linguagem em busca de novos conceitos tal como na poesia abaixo:
"O
poema é texto? O poeta? / O poema é o texto + o poeta? / O poema é o poeta - o
texto? / O texto é o contexto do poeta / Ou o poeta do contexto do texto? / O
texto visível é o texto total / O antetexto e o antitexto / Ou as ruínas do
texto? / O texto abole / Cria / Ou restaura?"
A partir do trecho lido, fale sobre o uso da linguagem na poesia
modernista, e sua subversão, fale também sobre o experimentalismo. (consultar
outros sites de apoio além do graudez que fale sobre subversão e experimentalismo da linguagem).
GABRIEL CUNHA
ResponderExcluir1) Por Nai s que ele possa fazer tudo, ele possui escravos pra fazer tudo por ele, ou seja, seu ego superior o fragiliza.
2) Ele se questiona com o seu intimo e o espiritual. Buscava-se, também, a afirmação da cultura brasileira. Sendo a arte a criação humana em sua função estética, não se tratando de mera reprodução, não se pode negar a sua natureza experimental.
CAIENA GONÇALVES NASCIMENTO – 3º ANO
ResponderExcluir1)Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond de Andrade na poesia abaixo.
R: "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós." JEAN PUL SARTRE (1905-1980).
A primeira fase do modernismo no Brasil marcou-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições, neste periodo teve muitos manifestos, surtindo tambem as oposiçoes. E já na Segunda fase em meio os manifestos e conturbadas situaçoes as pessoas entram em conflito consigo mesmas, assim começa surtir questoes como; por que estou aqui, qual a minha missão neste mundo, etc.. Essas perguntas nos fazem refletir muito, porem é de extrema dificuldade chegarmos a uma resposta concreta, apenas em belas poesias, prosas..
2) Logo nas primeiras estrofes já podemos notar uma breve reflexão sobre o estar no mundo. Mais adiante, das relações do eu com o mundo, o sentimentalismo..
Juliane Codognotto Munari, Nº: 10, 3º ano.
ResponderExcluir1)Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond de Andrade na poesia abaixo.
R:Que ele mesmo tendo como fazer as coisas, os escravos fazem tudo pra ele.
Se questiona o mundo e ele mesmo.
2)Fale sobre as características da segunda geração encontradas na poesia abaixo de Vinícius de Moraes:
R: Ele se preocupa em se questionar, com o espiritual e com seu intimo, aprofundamento das relações do eu com o mundo.
3)A partir do trecho lido, fale sobre o uso da linguagem na poesia modernista, e sua subversão, fale também sobre o experimentalismo
R: Ele utiliza a subversão o experimentalismo de novas palavras ele desestabiliza totalmente o poema dando um novo significado pra poesia.
1) A segunda fase do Modernismo foi caracterizada,a partir do campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliaçao das conquistas dos primeiros modernistas ja surgidos no Brasil. Nesse poema á uma forma de liberdade de poder expressar seus devidos sentimentos, caracteriza o sentido de estar no mundo. Esse período foi marcado pela liberdade para fazer suas supostas escolhas.
ResponderExcluir2) Nesse período ja era possível dilatar o campo de experimentaçao poéticas pesquisando algumas formas, utilizando técnicas de outras épocas. Os poetas se voltam tambem para problemas sociais e historicos,alem de manifestarem inquietaçoes presenciais e religiosas.
Michele Soares Pereira
3 ANO
Bruna Duarte Lima
ResponderExcluir1) Mesmo ele podendo fazer as coisas, outras pessoas faziam pra ele, ele era frágil
2)versos livres de estrofes heterogêneas e de uma linguagem coloquial,Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
,Consciência da fragilidade do eu,voltada para o espiritualismo e o intimismo
Fabio Zanatta 3° ano
ResponderExcluir1-Consciência da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)
2-Para Murilo, a beleza é fundamental. Mulher, para Murilo, é igual a amor, abordada de forma erótica ao estilo oswaldiano, para uma poesia religiosa, sem perder o contato com a realidade. Poeta modernista mais influenciado pelo Surrealismo europeu.
3- Ironia fina, lucidez, e calma, traduzidos numa linguagem flexível, rica, mas rica de dimensões humanas.Ele utiliza as palavras de uma nova forma, o experimentalismo , e alem do mais uso das criticas sociais por meio de problemas historicos.
1-Consciência da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)
ResponderExcluir2-Para Murilo, a beleza é fundamental. Mulher, para Murilo, é igual a amor, abordada de forma erótica ao estilo oswaldiano, para uma poesia religiosa, sem perder o contato com a realidade. Poeta modernista mais influenciado pelo Surrealismo europeu.
3- Os versos livres de estrofes heterogêneas e de uma linguagem coloquial,Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
,Consciência da fragilidade do eu,voltada para o espiritualismo e o intimismo
Guilherme V. 3° ano
Algumas Poesias Carlos Drummond de Andrade
ResponderExcluirA estética modernista em Alguma Poesia
Em Alguma Poesia, Drummond adota vários procedimentos modernistas:
• Adoção do verso livre (sem métrica e sem rima);
• Aproveitamento da oralidade;
• Adoção de processos típicos da prosa (o prosaísmo);
• Supressão da pontuação (vírgulas e pontos);
• Paródia; a linguagem telegráfica (a preferência pela parataxe e pela concisão semântica);
• Poema-piada;
• Incorporação de temas ligados ao cotidiano;
• Nacionalismo crítico;
• Uso sistemático da metonímia;
• Uso de elipses e a justaposição de frases nominais;
• Simultaneísmo cubista.
A inovação em Alguma Poesia
Por outro lado, o livro apresenta inovações e características desenvolvidas em obras posteriores e marcantes da personalidade literária de Carlos Drummond de Andrade:
• Repetição sistemática de vocábulos associada à visualidade do poema;
• Valorização da experiência, do fato em si;
• Estilo mesclado, em que temas elevados são tratados com linguagem coloquial, causando um efeito cômico e paródico;
• Certo ceticismo e a rejeição de qualquer ideologia;
• Tópica do conflito entre o eu e o mundo, em que já se manifesta o tema do gauchisme (desajustamento), que será amplamente desenvolvido no transcorrer de toda a obra
do poeta;
• Adoção de temas ligados ao conflito existencial e às questões políticas e sociais (temas que serão aprofundados em A Rosa do Povo e Claro Enigma).
Matéria de poesia: a temática do poeta
Alguma Poesia é um conjunto de 49 poemas que podem ser divididos segundo uma classificação temática feita pelo próprio poeta, para a edição da Antologia Poética, publicada em 1962. Nessa classificação, sua obra é subdividida em nove categorias temáticas. Seus "pontos de partida ou matéria de poesia" são:
• O indivíduo;
• A terra natal;
• A família;
• Os amigos;
• O choque social;
• O conhecimento amoroso;
• A própria poesia;
• Exercícios lúdicos;
• Uma visão (ou tentativa) da existência.
Fabio Zanata 3º ano
Serenata
ResponderExcluir"Permita que eu feche os meus olhos,
pois é muito longe e tão tarde!
Pensei que era apenas demora,
e cantando pus-me a esperar-te.
Permita que agora emudeça:
que me conforme em ser sozinha.
Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"
Cecília Meireles
Sua obra poética é caracterizada pela reflexão filosófica, a musicalidade dos versos, a atmosfera fluida e etérea; entre seus temas mais caros estão a transitoriedade das coisas, a efemeridade da vida, a fugacidade do tempo. LARISSA GABRIELLE.
Retrato
ResponderExcluirEu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
-Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles
características:Presença da primeira pessoa: "eu lírico" descrevendo o próprio rosto.
Advérbio de negação e pronome demonstrativo = passagem de tempo e transitoriedade da vida. Melancolia do "eu lírico".
Há também o uso seguido da palavra "assim", dando ritmo lento ao verso, como se a passagem do tempo fosse imperceptível para o "eu lírico".
Cecília Meireles, abordou o tema da transitoriedade da vida, sua passagem de maneira filosófica, universal, recebendo influências do grupo espiritual ao qual pertenceu.
Taiane França
Soneto de separação
ResponderExcluirDe repente do riso fez-se o pranto
silencioso e branco como a bruma
e das bocas unidas fez-se a espuma
e das mãos espalmadas fez-se o espanto.
De repente da calma fez-se o vento
que os olhos desfez a última chama
e da paixão fez-se o pressentimento
e do momento imóvel fez-se o drama.
De repente, não mais que de repente
fez-se de triste o que se fez amante
e de sozinho o que se fez contente
fez-se do amigo próximo o distante
fez-se da vida uma aventura errante
de repente, não mais quis que de repente.
Características:A forma soneto, os verbos decassílabos e as rimas regulares associam-se à musicalidade, às aliterações (silencioso e branco como a bruma), fazendo-se pensar no Simbolismo.
Lúbina laguna 3° ANO
Soneto do amigo
ResponderExcluirEnfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.
É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.
Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.
O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
as caracteristica se Trata da transferência de uma antiga e profunda amizade para outra pessoa. Muito possivelmente o Soneto transmite uma situação vivenciada pelo autor.
karine ximenes