quarta-feira, 24 de abril de 2013

PROVA DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NA OFICINA DE CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE

A formação cultural do Mato Grosso do Sul constitui um cerne cultural, consequência das tradições trazidas pelos migrantes e imigrantes e que resultou em características bastante peculiares tais como: manifestações artísticas,  culturais, influenciando ainda em nossa música e culinária. De acordo com o sítio http://rmtonline.globo.com/hotsites/ms/MeuMS/diversidade.html "a música e a culinária se constituíram nos principais componentes da 'genética' de Mato Grosso do Sul, o que faz do Estado, um centro de efervescência cultural."
A partir do texto acima e de tudo quanto aprendemos e discutimos na oficina de Cultura Sul-mato-grossense, elabore um texto de no mínimo vinte linhas. No referido texto deverá, obrigatoriamente constar os seguintes assuntos:
Música Sul-mato-grossense
Culinária Sul-mato-grossense
Após fazer o seu texto no caderno ou no BrOffice, por favor, postem logo abaixo desse texto a resposta. Não se esqueça de escrever o seu nome no final.
ATENÇÃO: MERA CÓPIA DE SITES OBTERÁ NOTA ZERO JÁ QUE CONSTITUI PLÁGIO. ESCREVA O TEXTO COM AS SUAS PALAVRAS. (valor 0 a 5)

17 comentários:

  1. Mato Grosso do Sul “ Estado do Pantanal”
    O nosso estado muitas e muitas vezes é confundido com Mato Grosso, por terem o nome parecido e serem estados relativamente pequenos. Até mesmo o Lula chegou a se preocupar com essa questão, só que que o método que ele utilizou para resolver essa confusão, não agradou e acabou gerando revoltas e manifestações populares.
    Mas por outro lado a cultura Sul Mato Grossense é bem ampla, e sua fauna e flora são bem extensas. Enfim nosso estado foi influenciado por varias etnias, e isso, para nos é um beneficio, pois deixa nossa culinária com um pedacinho de cada lugar.
    Enfim aqui em nosso estado oque não falta são coisas boas, dentro delas podemos citar a nossa famosa chipa, que é feito da seguinte forma:
    Coloque o polvilho numa vasilha, junte a água fervente aos poucos, mais o óleo e o sal, mexendo com uma colher de pau.
    Adicione o queijo ralado e os ovos, um a um, mexendo bem até dar liga e formar uma massa consistente.
    Faça discos de mais ou menos três cm de diâmetro e no máximo dois cm de altura (se forem grandes, não assa por igual).
    Leve para assar por 15 ou 20 minutos em forma untada.
    Após você fazer é só comer e se deliciar com essa maravilha Sul Mato Grossense.
    Saindo da parte culinária e entrando nos símbolos encontramos o Tuiuiú que é uma ave que tem um valor sentimental muito grande para as pessoas do estado do Pantanal, e também temos o simbolo yang yin nas cores verde e azul que podem ser encontradas nas placas de entrada do nosso estado não tao só as cores da nossa bandeira como também a natureza e o céu. Para finalizar temos as danças, e aqui em nosso estado a mais conhecida é o vanerão.

    Aluna: Maria Luiza Faria Matos N°18 2 ano A

    ResponderExcluir
  2. CULTURA SUL MATO GROSSENSE
    No final dos anos 50 , Campo Grande mostrava três vertentes: música paraguaia e latina nas churrascarias e festas em sitios e fazendas, eventualmente, festas em Campo Grande; grupos de baile que tocavam modão de tudo e a música sertaneja, que se limitava a alguns programas de rádio ao vivo.
    Para pessoas que moravam distantes sem acessos.
    O radio era muito importante por que não avia TV na quele tempo.
    As muscas mais conhecidas de mato grosso do sul são:
    minha terra,orgulho sul mato-grossense e outras.
    A culinária pantanal, antes da construção da estrada de ferro do Brasil (finalizada em 1914) tinha uma dependência do rio Paraguai: navios estrangeiros ali ancoravam -se, trazendo mercadorias, passageiros e consequentemente seus costumes .
    Pratos típicos: Peixe ao molho,pacu assado e recheado,costela de boi assado,caldo de piranha,bolo de arroz e licor de pequi.
    A culinária pantaneira, antes da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil tinha uma dependência do rio Paraguai: navios estrangeiros ali aportavam, trazendo mercadorias, passageiros e consequentemente seus costumes . Deste período destacamos o “puchero” (cozido) da Argentina, que é diferente do similar mineiro; do Paraguai veio a chipa, a sopa paraguaia de Cuiabá as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, frito ou assado, e o caribéu (abóbora com carne seca).nome :PEDRO HENRIQUE DE MELO OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Douglas Almeida Nº10 2º ano A
    Cultura Do Mato Grosso do Sul
    produto intercuralidade trazida pelos imigarntes temos uma miscigenação ,uns deles são ha culinaria e musica.

    Culinária Sul-Mato-grossence
    A culinária Sul-Mato-grossence é bem variada já que temos influência de vários estados e até de outros países vizinho como o Paraguai e Argentina.Essas receitas variam desde “puchero” da Argentina, que é diferente do similar mineiro; do Paraguai veio a chipa, a sopa paraguaia e o locro; de Cuiabá as farofas de banana e de carne, o pacu ensopado, frito ou assado, e o caribéu (abóbora com carne seca) e Peixes variados como (pacu, dourado , pintado,cachara,piranha,piraputanga,lambari,curimbatá,Piavuçu,
    Palmito,Bagre,Barbado,Jiripoca,Jurupensén ) ,também temos a culinaria japonesa: Yakosoba,Soba e etc.

    Merece destaque especial o TERERÉ, também de origem paraguaia, trata-se da mais popular bebida sul-matogrossense, uma espécie de chimarrão dos gaúchos, preparado com a erva mate e bebido frio ou gelado.
    Sua chegada deu-se através das cidades fronteiriças de Ponta Porã e Bela Vista, região rica em ervais nativos, que tiveram muita importância na formação do Estado através da histórica Companhia “Matte Larangeira”.

    Musicas típicas Sul-Mato-grossence:
    Engenho de Maromba

    Essa dança lembra um valseado e imita os passos dados no engenho de cana. Há fileiras de homens e mulheres que ficam rodando em sentido contrário. Os versos cantados durante as coreografias são mais tristes e, por isso, ela costuma ser executada no fim das festas.
    Sarandi

    Também chamada de Cirandinha, essa dança é caracterizada por pares que dão voltas e vão trocando de duplas. A dança acaba quando todos os versos são cantados por todos os homens da roda.
    Chupim

    Essa dança é realizada com três pares e utiliza o ritmo das danças paraguaias devido à

    ResponderExcluir
  4. Mato Grosso do Sul é um estado riquissimo em cultura, ícones e tradições.
    A formação cultural do Mato Grosso do Sul é uma indentidade diversificada de tradições trazidas pelos migrantes e imigrantes e que resultou em características bastante diversificada tais como: manifestações artísticas, culturais, influenciando ainda em nossa música e culinária.
    Não é atoa que o estado é conhecido como “Estado do Pantanal”; Sua iconografia é a que mais nos remete quando lembramos de Mato Grosso do Sul, o Túiuiu, o Pantanal e o Téreré em razão de a maioria das cidade de nosso estado, sempre tem algum icone do nosso estado.
    A sua culiniaria merece destaque especial, pois os pratos tipicos de nosso estado tem grande influencia de outros estados e até de países, que faz com a nossa culiniaria se torne mais rica em diversidade; Sopa paraguaia, chipa, puchero, farofa de banana e carne, pacú recheado, caribéu e o arroz carreteiro, são alguns dos pratos tipicos que posso citar e que podemos encontrar no nosso estado.
    Danças, festivais estaduais, música, são um dos elementos que compoẽ essa belissima cultura do MS. As Quadrilhas, o Revirão, o Caranguejo, o Siriri e o Cururu, são algumas dessas danças.
    Por isso quando algum turista vir a Ms, estará conhecendo uma nova cultura (Diversificada), novos habitantes ou seja um estado diferente.
    Com tudo isso que eu citei podemos perceber que temos que ter orgulho por morar em um estado que nos proporciona tantos atrativos, cultura, tradições e icones e que nos remete uma verdadeira indentidade cultural que devem ser apreciados por todos.

    Aluna: Elizandra 2º Ano

    ResponderExcluir
  5. A cultura de Mato Grosso do Sul é uma combinação entre as muitas migrações que o estado recebeu com o passar do tempo.
    Seus principais símbolos são a Arara Azul, o Tuiuiú e Pantanal. Na culinária se destacam o Tereré, o Caldo de Piranha, o Pequi e o Pucheiro. E recebeu influencia principal do Paraguai.
    A música está associada a polca, ao rock e a guarânia. Recebeu influencia da Viola de Cocho de origem Boliviana. E seus principais instrumentos são o violão e a harpa.
    Tereré: Você vai precisar de:
    Limões;
    – Açúcar;
    – Jarro de suco;
    – Colher;
    – Bomba;
    – Copo ou cuia de tererê;
    – Erva para tererê.
    – Um litro de água gelada;
    – Gelo.( Aquele gelo da caixa de cerveja não serve, coloque um pote de água na geladeira para fazer gelo.)
    Como fazer:
    1º Coloque 1 litro de água gelada no jarro;
    2º Corte 3 limões ao meio e exprema-os no jarro;
    3º Adicione 5 colheres de açúcar e mexa bem até o açúcar diluir completamente;
    4º Adicione o gelo no suco;
    5º Pegue o copo ou cuia de tererê e derrame a erva de tererê até a metade do copo ou cuia;
    6º Incline o copo fazendo com que a erva vá para um lado do copo;
    7º Derrame o suco na parte do copo que ficou com menos erva;
    8º Pegue a bomba e introduza no copo também na parte com menos erva;
    9º Pronto, agora é só tomar!
    Como dissemos, esta é uma receita base de tererê, mas você pode (e deve) adaptar a receita a seu gosto, se achar muito forte, coloque menos limões, se achar pouco doce, coloque mais açúcar, e assim por diante.A cultura de Mato Grosso do Sul é uma combinação entre as muitas migrações que o estado recebeu com o passar do tempo.
    Seus principais símbolos são a Arara Azul, o Tuiuiú e Pantanal. Na culinária se destacam o Tereré, o Caldo de Piranha, o Pequi e o Pucheiro. E recebeu influencia principal do Paraguai.
    A música está associada a polca, ao rock e a guarânia. Recebeu influencia da Viola de Cocho de origem Boliviana. E seus principais instrumentos são o violão e a harpa.
    Tereré: Você vai precisar de:
    Limões;
    – Açúcar;
    – Jarro de suco;
    – Colher;
    – Bomba;
    – Copo ou cuia de tererê;
    – Erva para tererê.
    – Um litro de água gelada;
    – Gelo.( Aquele gelo da caixa de cerveja não serve, coloque um pote de água na geladeira para fazer gelo.)
    Como fazer:
    1º Coloque 1 litro de água gelada no jarro;
    2º Corte 3 limões ao meio e exprema-os no jarro;
    3º Adicione 5 colheres de açúcar e mexa bem até o açúcar diluir completamente;
    4º Adicione o gelo no suco;
    5º Pegue o copo ou cuia de tererê e derrame a erva de tererê até a metade do copo ou cuia;
    6º Incline o copo fazendo com que a erva vá para um lado do copo;
    7º Derrame o suco na parte do copo que ficou com menos erva;
    8º Pegue a bomba e introduza no copo também na parte com menos erva;
    9º Pronto, agora é só tomar!
    Como dissemos, esta é uma receita base de tererê, mas você pode (e deve) adaptar a receita a seu gosto, se achar muito forte, coloque menos limões, se achar pouco doce, coloque mais açúcar, e assim por diante.
    Carolina Moraes 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  6. Mato grosso sul é uma mistura de população .
    Aqui tem tereré, sopa paraguaia. Estas são culturas que constituem as comidas e as festa juninas.
    Ainda tem musica sertaneja e viola. por isso eu tenho orgunlho de morar qui!!
    Ah.... vocês não sabem da maior: tem vários pratos típicos e uma bebida saciante .
    Cidade bonita lugar lindo, vale a pena conhecer! vv

    ResponderExcluir
  7. A cultura do mato grosso do sul e bem diversificada com muitas influencia dos imigrantes
    hoje e a cultura do mato grosso do sul e um conjunto de manifestações artística e culturais o caldo de cultura sul mato grossense e tem gastronomia musicas dança símbolos
    pela herança indígena e do branco, adaptada ao clima e disponibilidade de ingredientes. As águas, a fronteira com Paraguai e Bolívia, os trilhos da antiga Noroeste do Brasil e os mais remotos habitantes deixaram influências marcantes nos hábitos alimentares de uma região distante dos grandes centros – dos shoppings e da cultura do hambúrguer.


    A MUSICA
    SUL MATO GROSSENSE
    A música tradicional estadual é uma mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas em seu território com grandes cantores do mato grosso do sul com estilos como;Vanerão,Chamamé:Moda de viola: Polca paraguaia ,Sertanejo,Sertanejo universitário

    E DANCAS TIPICAS
    NO Mato Grosso do Sul, as quadrilhas estão restritas nos cabarés e algumas associações, numa tentativa de aproveitamento folclórico. São raros os grupos originais, geralmente do meio rural, que conservam algumas partes da quadrilha, como as contra danças inseridas nas comemorações locais. O Estado do Mato Grosso do sul na dança temos muita influencia paulista e mineira e sulista
    Polca-rock: gênero que se baseia em ritmos fronteiriços, como a polca-paraguaia, o chamamé, a guarânia, o rasqueado, cururu e outros movimentos musicais que englobam

    A CULINARIA SUL MATO GROSSENSE
    A culinária pantaneira ela bem diversificada e uma das mais ricas do BRASIL pela herança indígena e do branco, adaptada ao clima e disponibilidade de ingredientes. As águas, a fronteira com Paraguai e Bolívia, os trilhos da antiga Noroeste do Brasil e os mais remotos habitantes deixaram influências marcantes nos hábitos alimentares de uma região distante dos grandes centros – dos shoppings e da cultura do hambúrguer.
    E TAO BEM DIVERSIFICADA QUE VOCE JA VIU LASANHA DE PEIXE ACOMPONHADA DE ARROZ BRANCO CREME DE MACUNZA E ACOMPONHADA DE UM BOM VINHO BRANCO
    por isso vala apena conhecer o ms
    pela herança indígena e do branco, adaptada ao clima e disponibilidade de ingredientes. As águas, a fronteira com Paraguai e Bolívia, os trilhos da antiga Noroeste do Brasil e os mais remotos habitantes deixaram influências marcantes nos hábitos alimentares de uma região distante dos grandes centros – dos shoppings e da cultura do hambúrguer.

    bruna anacleto

    ResponderExcluir
  8. A cultura sul mato grossense (prova de Matheus Boniatti Filho)

    A cultura do MS e muito diversificada por suas danças,musicas,comidas tipicas e outros
    Em relação a' dança, existe muitas danças no MS e essas danças dividem o ms em três partes a do bolsão,da pantanal e da fronteira algumas danças são:arara,catira,caranguejo,engenho de maromba,cururu,siriri,chupim e etc.
    No MS também existe muitos tipos de musica que se espalham com grande susseços pelo pais por exemplo:chamamé,polca paraguaia, sertanejo, sertanejo universitário e outros. Todas essas musicas tem virado grande febre no Brasil e no mundo como o sertanejo universitário, que também trás muitos susseços como Michel telo
    A nossa gastronomia também e muito rica pois pega um pouco de outros lugares como o tereré que veio do paraguaí algumas comidas de nosso estado e a sopa paraguaia,caldo de piranha,chipa,etc.
    Essa foi uma pequena amostra de nossa cultura mas já deu pra entender um pouco como ela e variada e rica.

    Matheus boniatti filho

    ResponderExcluir
  9. Falar sobre formação cultural do MS é perceber as diversas nuances que formam a cultura do nosso estado.
    Apesar de não ter muita fama em vista de outros estados, as nossa culturas e culinárias não são muitos conhecidos por outras pessoas.
    Uma de nossas culturas, que nos apropriamos do país vizinho, o Paraguai, é o tereré: é uma bebida bem apreciada aqui no Mato Grossos do Sul, pois é feita de uma espécie de erva, que se chama erva mate.
    Colocamos ela em um copo ou em uma cuia junto com uma bomba (igual a de tomar chimarrão), e colocamos bastante água gelada. E um diferencial entre o nosso tereré e o chimarrão do Rio Grande do Sul, é o jeito de ser tomar, e um é com água bem gelada, o tereré, e o outro com água quente, o chimarrão.
    Também temos uma comida típica, a sopa paraguaia. Não é como o nome diz, uma sopa, ela é um tipo de torta com legumes. Outra comida típica, é o nosso churrasco, e a diferença é que comemos a carne com mandioca, e no estado de São Paulo, se come carne com pão.
    Muitas de nossas culturas, devem ser mais divulgados entre outros Estados ou até mesmo outros países, para que nos conheçam mais, pois algumas pessoas acham que vivemos em florestas, árvores, menos em cidades. Pensam também que nosso estado só tem animais e que não existe pessoas aqui, e também devido seu nome ser bem parecido com o do estado do Mato Grosso, são bem confundidos por outros.
    Dentro desses motivos, devemos divulgar mais o nosso lindo estado de Mato Grosso do Sul, para que fique bem mais conhecido na sociedade.

    Nome: Felipe Cavalcante Ogura
    Nº: 07
    Série:1ºano A

    ResponderExcluir
  10. Nome do aluno(a): Andressa Raianne S. De Melo ;; Nº 02 - 1º ano *---*

    O Mato Grosso do Sul é simplesmente um misto de gostos típicos, temos tereré, sopas, danças como o chamamé, músicas, etc... Na culinária se destacam o Tereré, Caldo de Piranha, o Pequi e o Pucheiro. Obtemos gostos de outros lugares. O Tereré, por exemplo, que hoje é um simbolo pra nosso estado. Sendo assim, veio do Paraguai. E temos outros típicos gostos que veem de outros lugares próximos a nós. Aqui no Mato Grosso, temos muitas influências dos imigrantes. Seus principais símbolos são Arara Azul, o Tuiuiú e Pantanal. O nosso estado muitas e muitas vezes é confundido com Mato Grosso, por terem o nome parecido e serem estados relativamente pequenos. Mais cada um tem suas vantagens. Mato Grosso do Sul é um estado riquíssimo em cultura, ícones e tradições. Nosso estado e simplesmente um estado rico, e que tem suas belezas ;D

    ResponderExcluir
  11. Meu mato grosso do sul um estado cheio de cultura e riquezas, muitas vezes confundido com o nosso vizinho mato grosso.
    Mato grosso do sul é um estado com uma grande diversidade de animais, aqui vive uma ave que só existe aqui o famoso TUIUIÚ, a ave simbolo do nosso estado. aqui no mato grosso do sul se encontra uma ótima culinária, principalmente os pratos feitos com peixes, pois aqui se encontra os melhores peixes.
    Aqui também tem uma das melhores musicas o sertanejo, a maioria dos melhores cantores sertanejos saíram daqui, um exemplo é: Michel Teló e Luan Santana. As cidades do Mato Grosso do sul são umas das mais belas cidade um dos melhores lugares pra visitar é Bonito umas das cidades que apresenta um pouco da beleza natural de Mato Grosso do Sul, a cidade de tao bela recebe o nome de bonito. outro lugar que mais identifica nosso estado como único é o pantanal lá se encontra os mais belos animais como: a onça pintada, a onça parda e o gato do mato entre outros.
    O Mato Grosso do Sul também tem uma bebida muito típica daqui, que é o famoso tereré, muitos outros estados estranham essa bebida por ela ser feita com erva , alguns pensam que é droga.
    Grande parte de mato grosso do sul pertencia ha um pais vizinho o paraguai, por isso que temos grande influência paraguaia aqui no nosso querido estado. Se eu tivesse que resumi mato grosso do sul em uma só frase resumiria "eu sou feliz pois sou sul mato grossensse".

    FELIPE PEREIRA DOS SANTOS 1° ANO "A"

    ResponderExcluir
  12. Mato Grosso do Sul é um estado riquissimo em cultura, ícones e tradições. características bastante peculiares tais como: manifestações artísticas, culturais, influenciando ainda em nossa música e culinária.
    A formação cultural do Mato Grosso do Sul é uma identidade diversificada de tradições trazidas pelos migrantes e imigrantes e que resultou em características bastante diversificada...tais como: manifestações artísticas, culturais, influenciando ainda em nossa música e culinária...
    A cultura de Mato Grosso do Sul é uma combinação entre as muitas migrações que o estado recebeu com o passar do tempo.

    PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS SASS 1°
    A culinária pantaneira é bem diversificada e uma das mais ricas do BRASIL pela herança indígena e do branco.
    Não é atoa que o estado é conhecido como “Estado do Pantanal”; Sua iconografia é a que mais nos remete e nos traz à lembrança a imagem do de Mato Grosso do Sul.
    O Tuiuiú, o Pantanal e o Téreré em razão de a maioria das cidade de nosso estado, sempre tem algum icone do nosso estado.
    Sem contar as danças e as músicas típicas e produto da interculturalidade e da vinda dos imigrantes quando da formação do Estadol.
    Por isso venham conhecer as belezas de mato grosso do sul.
    Pedro 1 A

    pedro henrique

    ResponderExcluir
  13. Bom a culturas sul mato-grossense e muito influenciadas pelas culturas paraguaias.
    Caldo de piranha, Licor de pequi e outros pratos típicos paraguaios fazem parte do cotidiano do sul-mato-grossense tais como a sopa paraguaia a chipa e o terére.
    A gastronomia do estado tambem e influenciada pela cultura dos japoneses: pratos peixes típicos como o pintado o piraputanga o pacu e o dourado costumam ser utilizados nos pratos típicos. Também são utilizados a carne de jacaré.
    No campo da música temos a musica sertaneja do interior do Brasil que nos remete ao pantaneiro com sua culinária saborosa desde o arroz carreteiro ate a chipa paraguaia.
    Churrasco como mandioca farofa de banana da terra carne seca ao sol frita cozida ou assada pacoca de carne seca peixes como pintado dourado pacu e outros caldo de piranha sopa paraguaia as gastronomias do sul matogrossense que existe no estado sem contar com o terére virou uma tradição.
    A chipa e frequente na mesa e a sopa paraguaia apreciada pela maioria do povo mesmo realcada com a regionalidade que altera mas não muda a essencia dos pratos típicos
    As bebidas da cultura sul matogrossense são Caldo de piranha, Licor de pequi.
    A gente tem que preseva a cultura sul mato grossense porque ela nós trás oportunidades e sabedorias,objetivos
    Fim!!!
    nome:Thalita Seixas
    Serie:1°ano a n:35
    Escola:Capilé

    ResponderExcluir
  14. A cultura de Mato Grosso do Sul é uma combinação entre as muitas migrações que o estado recebeu com o passar do tempo.
    Seus principais símbolos são a Arara Azul, o Tuiuiú e Pantanal.
    Em mato grosso do sul tem como bebida tipica o tereré que é comum em quase todas as cidades de mato grosso do sul.Ainda tem musica sertaneja e varios outros tipos de musica.

    Rony Peterson

    ResponderExcluir
  15. No Mato Grosso do Sul há várias culturas e diversos pratos,não apenas dessa região, mas também de outras localizações que a partir dos movimentos imigratório,se misturaram aos nosso costumes e culturas como:

    Goiás:arroz com pequi
    Paraguai: bori-bori
    Cuiabá com o: charque (carne seca)
    Rio Grande do Sul com o: bacuri

    Entre outras culturas essas são as mais comuns no Mato Grosso do Sul.
    O estado de Mato Grasso do Sul recebeu muitas migrações que o estado recebeu,de diverso lugares. E é isso que faz o estado ser tão rico assim.


    ResponderExcluir
  16. Cultura Sul mato grossense.

    Estamos falando do nossa estado mato grosso do sul, e da nossa cultura sul mato grossense, entre nossos costumes temos tereré, e em vários outros países e tambem dentro do nosso Brasil não sabem o que é, a nossa cultura sul mato grossense que é derivada entre outras cultaras pela paraguaia. E a nossa cultura sul mato grossense é uma das mais ricas e temos tambem, as tradicoes do nosso estado.
    A maioria das vezes as pessoas ou até nós mesmos confundimos o nosso estado, com o Mato Grosso, e o nosso estados muitas vezes são influenciadas pelos imigrantes, alem da nossa cultura Sul Mato Grossense.
    No nossa estado MS, também temos varias comidas típicas, músicas sertaneja e outros tipos, alem disso temos as bebidas e as danças, e além da nossa cultura Sul Mato Grossense exalar beleza.
    E um dos pratos tipícos são: Sopa paraguaia, chipa, puchero, farofa de banana e carne, pacú recheado, caribéu e o arroz carreteiro.
    E entao convidamos vocês leitores para conhecer a nossa cultura.

    ResponderExcluir