sábado, 10 de agosto de 2013

2ª GERAÇÃO MODERNISTA


Após lerem o conteúdo da página http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.htlml

VALOR DA ATIVIDADE AVALIATIVA: 0 A 5

Respondam ao roteiro abaixo:

ATIVIDADES DA 2ª GERAÇÃO – ROTEIRO DE ESTUDO
Caros alunos, essa atividade é avaliativa. Reflitam, leiam com atenção e respondam sem pressa. Que vocês possam ter vontade de aprender e de se encantarem. No futuro colherão os frutos....
Os autores da 2ª geração modernista, preocupam-se mais om o destino do mundo o “estar no mundo” Preocupam-se ainda com o destino dos homens. Pensando nisso e a consciência da fragilidade do eu. Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond de Andrade na poesia abaixo.
Sentimento do mundo
Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo
mas estou cheio de escravos
minhas lembranças escorrem e
o corpo transigem na confluência do amor.

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2 – Surge também durante essa geração,  uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo representados por  (Cecília, Murilo Mendes, Jorge de Lima e Vinícius). Fale sobre as características da segunda geração encontradas na poesia abaixo de Vinícius de Moraes:
Eu deixarei que morra em mim
o desejo de amar os teus olhos que são doces
Porque nada te poderei dar
senão a mágoa de me veres eternamente exausto
No entanto a tua presença
é qualquer coisa como a luz e a vida
E eu sinto que em meu gesto
existe o teu gesto e em minha voz a tua voz
Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado
Quero só que surjas em mim
como a fé nos desesperados
Para que eu possa levar
uma gota de orvalho
nesta terra amaldiçoada
Que ficou sobre a minha carne
como nódoa do passado
Eu deixarei...
tu irás e encostarás a tua face em outra face
Teus dedos enlaçarão outros dedos
e tu desabrocharás para a madrugada.
Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu,
porque eu fui o grande íntimo da noite.
Porque eu encostei minha face na face da noite
e ouvi a tua fala amorosa.
Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa
suspensos no espaço.
E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado.
Eu ficarei só
como os veleiros nos pontos silenciosos.
Mas eu te possuirei como ninguém
porque poderei partir.
E todas as lamentações do mar,
do vento, do céu, das aves, das estrelas
Serão a tua voz presente,
a tua voz ausente,
a tua voz serenizada.

Poemas satíricos influenciados pelo surrealismo europeu, Murilo Mendes usa a linguagem em busca de novos conceitos tal como na poesia abaixo:
"O poema é texto? O poeta? / O poema é o texto + o poeta? / O poema é o poeta - o texto? / O texto é o contexto do poeta / Ou o poeta do contexto do texto? / O texto visível é o texto total / O antetexto e o antitexto / Ou as ruínas do texto? / O texto abole / Cria / Ou restaura?"
A partir do trecho lido, fale sobre o uso da linguagem na poesia modernista, e sua subversão, fale também sobre o experimentalismo. (consultar outros sites de apoio além do graudez que fale sobre subversão e experimentalismo da linguagem).




12 comentários:

  1. GABRIEL CUNHA
    1) Por Nai s que ele possa fazer tudo, ele possui escravos pra fazer tudo por ele, ou seja, seu ego superior o fragiliza.

    2) Ele se questiona com o seu intimo e o espiritual. Buscava-se, também, a afirmação da cultura brasileira. Sendo a arte a criação humana em sua função estética, não se tratando de mera reprodução, não se pode negar a sua natureza experimental.

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  2. CAIENA GONÇALVES NASCIMENTO – 3º ANO

    1)Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond de Andrade na poesia abaixo.

    R: "O importante não é o que fazemos de nós, mas o que nós fazemos daquilo que fazem de nós." JEAN PUL SARTRE (1905-1980).
    A primeira fase do modernismo no Brasil marcou-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições, neste periodo teve muitos manifestos, surtindo tambem as oposiçoes. E já na Segunda fase em meio os manifestos e conturbadas situaçoes as pessoas entram em conflito consigo mesmas, assim começa surtir questoes como; por que estou aqui, qual a minha missão neste mundo, etc.. Essas perguntas nos fazem refletir muito, porem é de extrema dificuldade chegarmos a uma resposta concreta, apenas em belas poesias, prosas..

    2) Logo nas primeiras estrofes já podemos notar uma breve reflexão sobre o estar no mundo. Mais adiante, das relações do eu com o mundo, o sentimentalismo..

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  3. Juliane Codognotto Munari, Nº: 10, 3º ano.
    1)Pensando nisso, descreva sobre a fragilidade do eu levando-se em consideração as características lidas no site grau dez bem com levando-se em consideração também o estilo literário do poeta Carlos Drummond de Andrade na poesia abaixo.

    R:Que ele mesmo tendo como fazer as coisas, os escravos fazem tudo pra ele.
    Se questiona o mundo e ele mesmo.

    2)Fale sobre as características da segunda geração encontradas na poesia abaixo de Vinícius de Moraes:

    R: Ele se preocupa em se questionar, com o espiritual e com seu intimo, aprofundamento das relações do eu com o mundo.

    3)A partir do trecho lido, fale sobre o uso da linguagem na poesia modernista, e sua subversão, fale também sobre o experimentalismo

    R: Ele utiliza a subversão o experimentalismo de novas palavras ele desestabiliza totalmente o poema dando um novo significado pra poesia.

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  4. 1) A segunda fase do Modernismo foi caracterizada,a partir do campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliaçao das conquistas dos primeiros modernistas ja surgidos no Brasil. Nesse poema á uma forma de liberdade de poder expressar seus devidos sentimentos, caracteriza o sentido de estar no mundo. Esse período foi marcado pela liberdade para fazer suas supostas escolhas.


    2) Nesse período ja era possível dilatar o campo de experimentaçao poéticas pesquisando algumas formas, utilizando técnicas de outras épocas. Os poetas se voltam tambem para problemas sociais e historicos,alem de manifestarem inquietaçoes presenciais e religiosas.




    Michele Soares Pereira
    3 ANO

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  5. Bruna Duarte Lima


    1) Mesmo ele podendo fazer as coisas, outras pessoas faziam pra ele, ele era frágil

    2)versos livres de estrofes heterogêneas e de uma linguagem coloquial,Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
    ,Consciência da fragilidade do eu,voltada para o espiritualismo e o intimismo

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  6. Fabio Zanatta 3° ano

    1-Consciência da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)

    2-Para Murilo, a beleza é fundamental. Mulher, para Murilo, é igual a amor, abordada de forma erótica ao estilo oswaldiano, para uma poesia religiosa, sem perder o contato com a realidade. Poeta modernista mais influenciado pelo Surrealismo europeu.

    3- Ironia fina, lucidez, e calma, traduzidos numa linguagem flexível, rica, mas rica de dimensões humanas.Ele utiliza as palavras de uma nova forma, o experimentalismo , e alem do mais uso das criticas sociais por meio de problemas historicos.

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  7. 1-Consciência da fragilidade do eu - "Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo" (Carlos Drummond de Andrade - Sentimento do Mundo)

    2-Para Murilo, a beleza é fundamental. Mulher, para Murilo, é igual a amor, abordada de forma erótica ao estilo oswaldiano, para uma poesia religiosa, sem perder o contato com a realidade. Poeta modernista mais influenciado pelo Surrealismo europeu.

    3- Os versos livres de estrofes heterogêneas e de uma linguagem coloquial,Tentativa de interpretar o estar-no-mundo e seu papel de poeta
    ,Consciência da fragilidade do eu,voltada para o espiritualismo e o intimismo

    Guilherme V. 3° ano

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  8. Algumas Poesias Carlos Drummond de Andrade

    A estética modernista em Alguma Poesia

    Em Alguma Poesia, Drummond adota vários procedimentos modernistas:
    • Adoção do verso livre (sem métrica e sem rima);
    • Aproveitamento da oralidade;
    • Adoção de processos típicos da prosa (o prosaísmo);
    • Supressão da pontuação (vírgulas e pontos);
    • Paródia; a linguagem telegráfica (a preferência pela parataxe e pela concisão semântica);
    • Poema-piada;
    • Incorporação de temas ligados ao cotidiano;
    • Nacionalismo crítico;
    • Uso sistemático da metonímia;
    • Uso de elipses e a justaposição de frases nominais;
    • Simultaneísmo cubista.

    A inovação em Alguma Poesia

    Por outro lado, o livro apresenta inovações e características desenvolvidas em obras posteriores e marcantes da personalidade literária de Carlos Drummond de Andrade:
    • Repetição sistemática de vocábulos associada à visualidade do poema;
    • Valorização da experiência, do fato em si;
    • Estilo mesclado, em que temas elevados são tratados com linguagem coloquial, causando um efeito cômico e paródico;
    • Certo ceticismo e a rejeição de qualquer ideologia;
    • Tópica do conflito entre o eu e o mundo, em que já se manifesta o tema do gauchisme (desajustamento), que será amplamente desenvolvido no transcorrer de toda a obra
    do poeta;
    • Adoção de temas ligados ao conflito existencial e às questões políticas e sociais (temas que serão aprofundados em A Rosa do Povo e Claro Enigma).

    Matéria de poesia: a temática do poeta

    Alguma Poesia é um conjunto de 49 poemas que podem ser divididos segundo uma classificação temática feita pelo próprio poeta, para a edição da Antologia Poética, publicada em 1962. Nessa classificação, sua obra é subdividida em nove categorias temáticas. Seus "pontos de partida ou matéria de poesia" são:
    • O indivíduo;
    • A terra natal;
    • A família;
    • Os amigos;
    • O choque social;
    • O conhecimento amoroso;
    • A própria poesia;
    • Exercícios lúdicos;
    • Uma visão (ou tentativa) da existência.

    Fabio Zanata 3º ano

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  9. Serenata

    "Permita que eu feche os meus olhos,
    pois é muito longe e tão tarde!
    Pensei que era apenas demora,
    e cantando pus-me a esperar-te.
    Permita que agora emudeça:
    que me conforme em ser sozinha.
    Há uma doce luz no silencio,e a dor é de origem divina.
    Permita que eu volte o meu rosto para um céu maior que este mundo,
    e aprenda a ser dócil no sonho como as estrelas no seu rumo"
    Cecília Meireles

    Sua obra poética é caracterizada pela reflexão filosófica, a musicalidade dos versos, a atmosfera fluida e etérea; entre seus temas mais caros estão a transitoriedade das coisas, a efemeridade da vida, a fugacidade do tempo. LARISSA GABRIELLE.

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  10. Retrato

    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro
    nem estes olhos tão vazios,
    nem o lábio amargo.

    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração
    que nem se mostra.

    Eu não por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    -Em que espelho ficou perdida a minha face?
    Cecília Meireles



    características:Presença da primeira pessoa: "eu lírico" descrevendo o próprio rosto.
    Advérbio de negação e pronome demonstrativo = passagem de tempo e transitoriedade da vida. Melancolia do "eu lírico".
    Há também o uso seguido da palavra "assim", dando ritmo lento ao verso, como se a passagem do tempo fosse imperceptível para o "eu lírico".
    Cecília Meireles, abordou o tema da transitoriedade da vida, sua passagem de maneira filosófica, universal, recebendo influências do grupo espiritual ao qual pertenceu.
    Taiane França

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  11. Soneto de separação

    De repente do riso fez-se o pranto
    silencioso e branco como a bruma
    e das bocas unidas fez-se a espuma
    e das mãos espalmadas fez-se o espanto.

    De repente da calma fez-se o vento
    que os olhos desfez a última chama
    e da paixão fez-se o pressentimento
    e do momento imóvel fez-se o drama.

    De repente, não mais que de repente
    fez-se de triste o que se fez amante
    e de sozinho o que se fez contente

    fez-se do amigo próximo o distante
    fez-se da vida uma aventura errante
    de repente, não mais quis que de repente.

    Características:A forma soneto, os verbos decassílabos e as rimas regulares associam-se à musicalidade, às aliterações (silencioso e branco como a bruma), fazendo-se pensar no Simbolismo.


    Lúbina laguna 3° ANO

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  12. Soneto do amigo

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo.

    Um bicho igual a mim, simples e humano
    Sabendo se mover e comover
    E a disfarçar com o meu próprio engano.

    O amigo: um ser que a vida não explica
    Que só se vai ao ver outro nascer
    E o espelho de minha alma multiplica...

    as caracteristica se Trata da transferência de uma antiga e profunda amizade para outra pessoa. Muito possivelmente o Soneto transmite uma situação vivenciada pelo autor.
    karine ximenes

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