terça-feira, 8 de maio de 2012

AULA PROGRAMADA PRODUÇÃO INTERATIVA - 1º ANO

CRÔNICA

Recado ao Senhor 903 

 

“Vizinho,Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois as 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”

A partir da leitura da crônica e de ter estudado suas características,  responda (no tópico comentários). As respostas deverão ser bem elaboradas.
Todas as respostas serão avaliadas e terão atribuição de nota mensal para o segundo bimestre.

      1)      Essa crônica aborda um fato corriqueiro? Se sim, explique segundo as características da crônica o porque e aponte com exemplo do texto (retire um trechinho).
2    2)      Qual é a crítica trabalhada na crônica? Exemplifique retirando um trechinho do texto.
3    3)      A descrição dos personagens é pormenorizada. Se não é, diga o porque de acordo com as características de crônicas.
4    4)   Qual é o tipo de narrador? Exemplifique com uma citação retirada da crônica.
5    5)      A linguagem é simples ou rebuscada? Porque se utiliza esse tipo de linguagem nas crônicas?
6    6)      O que confere o humor da crônica?
7    7) Crônica tem muitos personagens? Sim, não e porque?

      Para saber mais sobre crônica acesse o site: http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica.htm

    BOM TRABALHO!
7

6 comentários:

  1. Murilo fernando Numero: 23
    repostas do questionario

    1R:sim pq o homem diz que ela faz barulhos no horário em que ele tem que dormir para trabalhar
    Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita

    2R: A critica se refere as pessoas que só pensam no trabalho e não compartilham amor e alegria amizade entre os humanos, e o amor e a paz.”

    3R: Não porque ele deixa duvida quanto o local do ocorrido e o tempo em que aconteceu e não descreve os personagens

    4R: Narrador personagem quando ela faz uma citação de tal forma ''vizinho quem fala é o homem do 1003

    5R: A linguagem é rebuscada por que é uma conversa entre vizinhos que não se conhecem

    6R: O fato da vizinha saber tudo sobre o trajeto diário do outro vizinho

    7R: Não as cronicas são compostas na maioria por 2 personagens que conversam sobre um determinado assunto

    ResponderExcluir
  2. 1)Essa crônica aborda um fato corriqueiro? Se sim, explique segundo as características da crônica o porque e aponte com exemplo do texto (retire um trechinho).Nao por que issu não aconteçe frequentemente Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão.
    2)
    2)Qual é a crítica trabalhada na crônica? Exemplifique retirando um trechinho do texto.
    Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003.
    3)A descrição dos personagens é pormenorizada. Se não é, diga o porque de acordo com as características de crônicas.
    4)Não por que ele deixa duvida do locao onde aconteçeo e o tempo em que aconteçeo
    4)Qual é o tipo de narrador? Exemplifique com uma citação retirada da crônica.
    5)Narrador personagem quando ele fala “Vizinho,Quem fala aqui é o homem do 1003”
    5)A linguagem é simples ou rebuscada? Porque se utiliza esse tipo de linguagem nas crônicas?
    6)Rebuscada pois e uma conversa entre moradores que não se conhecem
    6)O que confere o humor da crônica?
    7)E o fato da vizinha saber o trajeto do seu vizinho '-'
    7) Crônica tem muitos personagens? Sim, não e porque?
    Sim pois a cronica trata de varios assuntos diferentes é um tipo de dialogo

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1- Sim, o fato corriqueiro é: O 903 precisa repousar das 22 às 7 pois as 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Esse fato é corriqueiro pois é a rotina do morador do 903 do prédio, ou seja, ele precisa realizar essas atividades para chegar ao trabalho.

    2- A critica é que eles não vivem, eles simplesmente sobrevivem, isso quer dizer que eles não se diverte, ou seja, eles só pensam em trabalho e acabam esquecendo o lado bom da vida. Podemos confirmar isso na frase : Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela.

    3- Essa cronica não é pormenorizada, por que todos os seus personagens são descritos por números, e não são descritos detalhadamente. Sendo assim não sabemos os nomes deles nem informações pessoais.

    4- Narrador personagem, por que o texto é narrado na primeira pessoa do singular. Podemos confirmar isso com a seguinte frase: Recebi depois a sua própria visita pessoal. O pronome eu esta implícito mas esta ali.

    5- Na cronica a linguagem usada é a linguagem simples, por que ela é mais fácil de se entender. Já a linguagem rebuscada ela não é usada por que ela é mais complicada.

    6- O humor é o vizinho saber da vida do outro apenas pelos números, ou seja, ele conhece os seus vizinhos apenas pelos números, se ele ouvir falar o nome de seu vizinho ele não saberá quem é, mais se falar o numero do seu apartamento ele ira reconhece-lo.

    7- sim deve ter o personagem principal e os segundarios, para poder haver um dialogo entre eles e assim poder desenrolar a historia.

    Aluna: Maria Luiza Faria Matos
    Numero: 20
    Escola: Austrilio Capile Castro

    ResponderExcluir
  4.   1)      Essa crônica aborda um fato corriqueiro? Se sim, explique segundo as características da crônica o porque e aponte com exemplo do texto (retire um trechinho).
    2    2)      Qual é a crítica trabalhada na crônica? Exemplifique retirando um trechinho do texto.
    3    3)      A descrição dos personagens é pormenorizada. Se não é, diga o porque de acordo com as características de crônicas.
    4    4)   Qual é o tipo de narrador? Exemplifique com uma citação retirada da crônica.
    5    5)      A linguagem é simples ou rebuscada? Porque se utiliza esse tipo de linguagem nas crônicas?
    6    6)      O que confere o humor da crônica?
    7    7) Crônica tem muitos personagens? Sim, não e porque?

          Para saber mais sobre crônica acesse o site: http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica.htm
    1)não,porque nem todos os vizinhos assumem os seus erros.Ex:Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. 2)Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossivel repousar no 903 quando há vozes,passos e músicas no 1003. 3)não, porque os perssonagens dixa duvida ao local ocorrido e o tempo. 4)narrador perssonagem,quando ele fala “vizinho, quem fala é o homem do 1003. 5)rebuscada,porque é uma converssa de vizinhos que não se conhece. 6)Éo fato de o outro vizinho saber o tragéto diário do outro vizinho. 7)não as crnicas são mais ocorridas só com dois perssonagens.

    ResponderExcluir
  5. Aluna: Geani darci alves de oliveira silva
    Numero: 14
    1 )Essa crônica aborda um fato corriqueiro? Se sim, explique segundo as características da crônica o porque e aponte com exemplo do texto (retire um trechinho)?

    r=Sim porque o1003Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros.

    2) Qual é a crítica trabalhada na crônica? Exemplifique retirando um trechinho do texto?
    Que eles não tem tempo para nada a não ser para as coisas corriqueiras da vida. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.



    3)A descrição dos personagens é pormenorizada. Se não é, diga o porque de acordo com as características de crônicas?
    Não é pormenorizada, por que não fala detalhadamente as informações dos personagens. Só fala a respeito deles os números.

    4)Qual é o tipo de narrador? Exemplifique com uma citação retirada da crônica. Narrador personagens ex:pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu,

    5)A linguagem é simples ou rebuscada? Porque se utiliza esse tipo de linguagem nas crônicas?
    Simples porque e mas facio a compriender a linguagem


    6)O que confere o humor da crônica?
    O fato vizinho que o outro vizinho sabie sobre ele

    7) Crônica tem muitos personagens? Sim, não e porque?
    Sim dois o emcomodado e o emritante

    ResponderExcluir
  6. Carolina Moraes Codognotto 1A
    Numero 07
    1) Sim por que isso ocorre muito em cidades grandes onde são necessario as pessoas morarem em apartamentos um emcima do outro e onde as vezes as pessoas não se conhecem pessoalmente ou ate se conhecem porem muitas vezes não sabe nem ao menos o nome de seus visinhos

    o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois as 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará ate o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305.
    2)a critica é que as pessoas não tem tempo para nada e quem resolve se divertir ou festejar a vida acaba não podendo por que as outras pessoas não aceitam por que elas não fazem isso e não querer que ninguem mais faça isso

    Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.

    3)Não por que não explica como a pessoa é e nem como ela se comporta em sua vida

    4)narrador personagem
    pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu,

    5)simples por que a cronica é falada e escrita de uma forma mais imformal

    6)Que as pessoas não tem tempo de se conhecer se conhecem apenas por numeros

    7)Não por que os pessonagens são apenas dois

    ResponderExcluir