segunda-feira, 24 de março de 2014

CLARA DOS ANJOS – Maria Luiza, Gabriela, Geani

Clara dos Anjos – Maria Luiza, Gabriela, Geani
1 – Qual(is) a(s) crítica social(is) encontradas no livro? Responda e comente.

2 – Após a leitura do livro diga: qual o lugar social imposto à mulher? Em que parte do romance você pode perceber isso?

3 – Quais são as margens retratadas na obra?

4 – Resuma com suas palavras, o livro em questão.

5 - Era bem misterioso esse seu violão; era bem um elixir ou talismã de amor. Fosse ele ou fosse  o violão, fossem ambos conjuntamente, o certo é que, no seu ativo, o Senhor__________________, de tão pouca  idade, relativamente, contava perto de dez defloramentos e a sedução de muito maior número de  senhoras casadas.
(BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Livro virtual, p. 08)

a) Complete acima o nome de quem a citação do livro se refere.

b) Qual é o papel desse personagem na história?

6 – “Em geral, as moças que ele desonrava eram de humilde condição e de todas as cores. Não
 escolhia. A questão é que não houvesse ninguém, na parentela delas, capaz de vencer a influência do  pai, mediante solicitações maternas”. (BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Livro virtual, p. 08)
Qual a crítica presente na citação acima?


7 – De que forma aparece o preconceito na obra de Lima Barreto?

Um comentário:

  1. 1- A critica social consiste no preconceito contra os negros “racismo” e na exclusão dos pobres, que são classificados como ralé “preconceito social”. E á também uma critica social contra a justiça, que não é exercida em pessoas com influência “ricas”

    2- A mulher esta resignada a cozinha. Podemos identificar isso na parte em que Joaquim grita em direção a cozinha: -Clara! Engrácia! Café!

    3- As pessoas que vivem as margens são: As que moram no subúrbio, os negros, os pardos, as viúvas, as pessoas pobres, e as mulheres usadas “enganadas por homens”

    4- O livro conta a história de Clara uma mulata de 16 anos que se apaixona por Cassi um jovem conquistador, que iludia as mulheres com suas falsas promessas de amor. Suas preferencias eram sempre mulheres negras, pobres ou casadas, pois sua mãe era extremamente preconceituosa e o protegia quando elas iam exercer seus direitos na justiça, e ele por ter influencia sempre acabava sendo absolvido.
    Cassi era considerado por seu pai o desgosto da família, pois ele não queria saber nem de estudar nem de trabalhar, só queria saber de se divertir com mulher ingenuas e honestas. Devido a isso quando ele se aproximo de Clara ele sofreu rejeição. Mas mesmo assim ele continuou insistindo, e ela foi cada vez mais se rendendo aos seus encantos, até chegar o dia em que eles passam a noite juntos e ela acaba engravidando. Cassi ao conseguir o que queria some, mas a família da jovem resolve tirar satisfações. A mãe de Cassi preconceituosa passa a mão de novo na cabeça do filho e o defende, alegando que filho dela não se casa com ralé. Clara então sai dali chorando mais sua mãe e diz: Não somos nada nesse mundo!

    5- a- Cassi Jones
    b- Ele faz o papel de um vagabundo imaturo, que não tem responsabilidades e que só quer saber de enganar mulheres honestas com suas falsas promessas de amor.

    6- A critica é que a justiça não é justa, pois ela não é aplicada em pessoas com influencia “ricas”

    7- Esse preconceito aparece em pessoas que ficam as margens, ou seja, em pobres, negros e moradores do subúrbio. Esse preconceito fica evidente quando eles se expressam, e também quando alguém os descreve. Como exemplo podemos citar a mãe de Cassi, que fala que não quer ver seu filho casado com uma mulata. Outro exemplo é quando descrevem Clara, dizendo ser uma mulata com atributos “ fazendo referencia que os homens só a querem pra se divertir”

    Alunas: Gabriella, Geani e Maria Luiza 3ºA

    ResponderExcluir