segunda-feira, 24 de março de 2014

RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS – GRUPO: VICENTE, NAIRA E MARIANE



RECORDAÇÕES DO ESCRIVÃO ISAÍAS – GRUPO: VICENTE, NAIRA E MARIANE
1 – Qual é a crítica social inserida na obra em relação à arte?

2 – Qual o motivo de Isaias Caminha desejar estudar na capital?

3 – Há também na obra uma crítica à margem. A partir da leitura do livro, de pesquisas e de nossas aulas de literatura diga: a qual margem a crítica é tecida? Pode, inclusive tirar um trecho da obra que comprove sua resposta.

4 – “Por este tempo, Caminha havia perdido suas grandes ambições e acostumava-se com o trabalho de contínuo. É notável o que se diz do crítico literário Floc (Frederico Lourenço do Couto) e do gramático Lobo - os dois mais altos ápices da intelectualidade do Globo. Lobo era defensor do purismo, de um código tirânico, de uma língua sagrada. Acaba num hospício, sem falar, com medo que o falar errado o tenha impregnado e tapando os ouvidos para não ouvir. Floc "confundia arte, literatura, pensamento com distrações de salão; não lhes sentia o grande fundo natural, o que pode haver de grandioso na função da Arte. Para ele, arte era recitar versos nas salas, reqüestar atrizes e pintar umas aquarelas lambidas, falsamente melancólicas. [...] as suas regras estéticas eram as suas relações com o autor, as recomendações recebidas, os títulos universitários, o nascimento e a condição social." (BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaías Caminha).
Após a leitura da citação do livro em epígrafe, responda:
Barreto insere esse falso intelectual o Floc, com sua linguagem pomposa e apurada propositalmente. Após tudo quanto tecemos sobre as características do pré-modernismo. Defina o porquê a linguagem suntuosa é alvo de crítica por Lima Barreto, considerando a escola anterior ao período de transição (pré-modernismo) e diga ainda, qual característica de Lima Barreto quanto à sua linguagem rompe com a escola anterior.

5 – “Isaías ganha a proteção e dinheiro de Ricardo Loberant. Depois da euforia inicial, Isaías se ressente. Lembrava-me de que deixara toda a minha vida ao acaso e que a não pusera ao estudo e ao trabalho com a força de que era capaz. Sentia-me repelente, repelente de fraqueza, de falta de decisão e mais amolecido agora com o álcool e com os prazeres... Sentia-me parasita, adulando o diretor para obter dinheiro...”
Esse pensamento de Isaías vai contra a ideia inicial, o desejo que o fez ir para o Rio de Janeiro estudar. Comente sobre o parágrafo acima, e minha afirmação, fazendo ainda, uma relação com o início do livro e sobretudo de seu desejo.
6 – Uma das questões tratadas no livro por Lima Barreto, é a questão do título como importante na sociedade. Como essa questão aparece na obra?
7 – Faça um resumo do livro com suas palavras.

2 comentários:

  1. 1 – Ele fazia registros de conflitos entre as pessoas da maneira dele, que era simples e sincera, tomando a atenção do leitor como cúmplice dos sentimentos em relação as injustiças e as vontades da sociedade para ter um mundo melhor
    os homens são movidos por interesses escusos e dirigidos pelas aparências
    2 –Ele lê um artigo no jornal ofendendo os negros e isso gera nele uma revolta, e a partir dali ele toma a decisão de ir estudar na capital, por que ele queria ter os privilégios que um diploma poderia oferecer a ele, e assim ele poderia combater esse racismo
    5-Isaías tinha seu primeiro objetivo estudar e ser alguém na vida. Ganhar reconhecimento social e vida boa, ao contrario de tudo que ele vivia na cidade dele.
    Porem ele achou Ricardo onde se acomodou, e desistiu de tudo que queria no começo.
    Já que tudo que ele queria ele já tinha conseguido: Prazeres, Bebidas,É um mero conhecimento social.
    vicente neto - 1 parte

    ResponderExcluir
  2. 6- Ambicioso Isaías decide ir para o Rio De Janeiro estudar...
    "Ah! Seria doutor! Resgataria o pecado original do meu nascimento humilde, amaciaria o suplício premente, cruciante e omnímodo de minha cor... Nas dobras do pergaminho da carta, traria presa a consideração de toda a gente. Seguro do respeito à minha majestade de homem, andaria com ela mais firme pela vida em fora.
    Não titubearia, não hesitaria, livremente poderia falar, dizer bem alto os pensamentos que se estorciam no meu cérebro. [...] Quantas prerrogativas, quantos direitos especiais, quantos privilégios, esse título dava! Podia ter dois e mais empregos apesar da Constituição; teria direito à prisão especial e não precisava saber nada. Bastava o diploma. Pus-me a considerar que isso devia ser antigo... Newton, César, Platão e Miguel Ângelo deviam ter sido doutores!"
    Então no senso comum dele pessoas que estudavam e eram alguém da vida tinha maiores privilégios na sociedade da época
    …............................................................................................................................................
    7-Recordações do escrivão Isaías Caminha
    Resumo: Um jovem nasceu de um romance entre uma mulher negra e um padre branco, que ate então antes dele morrer cuidou do destino da criança. Apos a morte de seu pai ele passou por muitas dificuldades, misérias e etc.., mas apesar de tudo ele era um excelente aluno. A professora dele dizia que ele era um gênio incentivando ele, Isaías então decidiu ir para o Rio de Janeiro com as economias que sua mãe lhe dava, e uma carta de recomendação do seu tio Valentim que ao chegar la procurasse o deputado Castro, para que lhe arrumasse um emprego e asseguraria que ele cursasse medicina. Mas era tudo um engano Castro era um fanfarrão, então o pobre Isaías percebe que ele esta sendo vitima de preconceito racial. Enquanto Isaías esperava a ajuda do deputado ficou hospedado em um hotel onde gastou as economias que sua mãe lhe dera, e começou a vender livros e roupas, então ele foi acusado de um furto no hotel, por ele ser o único hospede negro. O Delegado aconselhou o jovem a ir morar em uma pensão, onde ele conheceu o ativista politico Abelardo Leiva, que também era um poeta. Mas Leiva volta para o Nordeste e Isaías se afunda cada vez mais na miséria, então ele escreve uma carta para sua casa e descobre que sua mãe esta doente e que o dinheiro tinha acabado. Então Isaías encontra um jornalista chamado Gregorovich Rostoloff e conta sua historia de vida ate ali. O jornalista com dó do rapaz pede para ele procurar ele na redação O Globo. Mas Gregorovich encontra para ele um trabalho: o de contínuo ( Office-boy) na redação do jornal. Isaías ganha muito mal e ganha roupas usadas quase nunca compra roupas, e aguenta vários desaforos dos colegas de trabalho. Floc um critico literário que trabalhava no jornal um dia ficou bêbado e deu se um tiro no ouvido, e Isaías vai procurá-lo num lugar de prostituição e encontra ele nu com uma prostituta montada em cima dele. Dois meses depois com medo de ser denunciado pelo fato ocorrido ele e promovido a repórter e começa a escrever um romance. Então Isaías fica cada vez mais intimo de seu chefe e percebe que as pessoas estão cada vez mais se afastando e começa a se sentir excluído, então ele decidiu abandonar tudo e prestar um concurso publico e ir para Caxambu onde escreve suas memorias.

    ResponderExcluir