segunda-feira, 24 de março de 2014

Conto URUPÊS - ELIZANDRA E PEDRO PIGOSSI

GRUPO URUPÊS – ELIZANDRA, PEDRO PIGOSSI


1 – No conto Urupês, fale sobre a personagem Jeca Tatu, ou seja, o autor Monteiro Lobato, propõe a figura do mesmo assemelhando-o a que figura?

2 – A referência a escritores da literatura mundial (como Shakespeare, Maupassant, é um recurso intertextual que denota a ampla cultura dos personagens principalmente do “Jeca Tatu”. Responda se essa afirmação está correta ou errada e o por que.

3 - Monteiro Lobato não poupou papel para tecer duras críticas ao homem interiorano, o Jeca Tatu, a quem ele define como “homem adepto do menor esforço”. Comente sobre isso, não deixando de mencionar as principais críticas que o autor faz desse personagem.

4 – No conto Urupês, Lobato critica também uma prática nefasta para a agricultura. Diga qual é e comente sobre ela.

5 – Em relação ao livro de mesmo nome, Urupês, as histórias se passam numa cidadezinha de nome “Itaoca” comente sobre o próprio nome da cidade que lhe dá origem, fazendo uma comparação com o personagem Jeca Tatu.

6 -  Faça uma pesquisa sobre o nome do conto (e do livro) Urupês e após ver o significado, compare a característica encontrada, com o personagem Jeca Tatu.









Um comentário:

  1. 1. Monteiro Lobato faz uma comparação do personagem Jeca Tatu, como algo sujo, que vive em seu próprio mundo. “(...) o caboclo é o sombrio urupê de pau podre a modorrar silenciosamente no retrocesso das grotas.
    Só ele não fala, não canta, não ri, não ama.
    Só ele, no meio de tanta vida, não vive (...)”.

    2. Errado, pois a obra ressalta o atraso intelectual nas personagens do meio rural, e não a cultura das mesmas.

    3. Nesta obra teve uma certa ousadia no livro com uso da linguagem coloquial, que na época era visto como algo inferior. Monteiro Lobato inseriu a figura do caboclo e de Jeca Tatu como algo que é retrógrada e ignorante, como um homem desleixado com sua aparência e higiene pessoal.

    4. Monteiro Lobato não poupou papel para tecer duras críticas ao homem interiorano, principalmente ao caboclo, sem instrução, preguiçoso e supersticioso, adepto da lei do menor esforço, como é o Jeca Tatu, um dos personagens mais populares da cultura brasileira e que se refere ao abandono e ao descaso com que o homem sertanejo é tratado pelas autoridades.

    5. Através desse nome ele quis dizer que a cidade é atrasada, a terra é maltratada e com isso ligou a figura sertaneja como algo sem pouco importância, algo grotesco.

    6. Urupês é, simultaneamente, um tipo de cogumelo parasita e a cidade onde se desenvolvem os fatos (no Vale do Paraíba). A personagem de Jeca representa toda a miséria e atraso econômico do país de então, e o descaso do governo em relação ao Brasil rural.

    ResponderExcluir