segunda-feira, 24 de março de 2014

GRUPO: O NASCIMENTO DO JECA TATU – REJANE NASCIMENTO E ARIANE



GRUPO: O NASCIMENTO DO JECA TATU – REJANE NASCIMENTO E ARIANE

1 - Segundo OCTÁVIO (op, cit. p. 18), é provável que o Jeca Tatu tenha nascido da experiência de Lobato com o campo quando, em 1911, quando herdou uma propriedade de seu avô. A herança teria obrigado o escritor a conviver, no Vale do
Paraíba, com as realidades da vida do campo. Qual é essa realidade agrária e de que maneira Lobato retrata isso no livro.


2 – Nessa citação de Monteiro Lobato, há uma crítica ao personagem Jeca Tatu, qual é essa crítica?
“Um terreninho descalvado rodeia a casa. O mato o beira. Nem árvores frutíferas,
nem horta, nem flores . nada revelador de permanência”.

3 –A partir de suas leituras sobre o nosso Jeca Tatu, COMENTE sobre qual a crítica presente no trecho abaixo?

“O mobiliário cerebral de Jeca, à parte do suculento recheio de superstições, vale o do casebre. O banquinho de três pés, as cuias, o gancho de toucinho, as gamelas, tudo se reedita dentro de seus moldes miolos sob a forma de idéias: são as noções práticas da vida, que recebeu do pai e sem mudança transmitirá aos filhos”.

4 - Jeca Tatu não era patriota, na verdade, ele nem sequer sabia o que era pátria. Sabia que o mundo era grande, que existiam muitas terras, mas não se importava em saber muito sobre elas. Quando questionado sobre o presidente da república, ele respondia com a pergunta: “.o homem que manda em nós tudo?.. Se a resposta fosse afirmativa, ele respondia: .Pois de certo que há de ser o imperador..” O Jeca não tinha noção do regime político, não sabia o que era a comentada república. O Jeca não tinha interesse em saber de nada. A ele nada importava.

A partir da citação acima, responda: qual era o momento histórico político vivido durante o pré-modernismo?

5 – Analise o trecho de Ingrid Ribeiro da Gama RangelEra mais viável para os grupos hegemônicos, que o Jeca continuasse curvado, posto em cócoras. “Ao Estado era melhor que o Jeca nada falasse e aceitasse a sua condição”. Desta forma, ficaria mais fácil manter-se no poder e conduzir o país da forma que achasse melhor”. Fazendo uma comparação do Brasil da época do pré-modernismo (fim do século XIX e início do XX), ao de hoje, vocês acham há muita diferença em relação aos governantes e ao instrumento de poder em relação às pessoas que se deixam dominar, em geral, pessoas simples e que não possuem estudo, ou melhor, ainda, nem ao menos querem deter o saber? Fale sobre essas relações de poder e dominação existentes em nosso país.

6 – Façam um resumo do livro estudado por vocês.

7 -  Agora gostaria que vocês, após refletirem sobre o estudo do livro digam:
a)    Qual o nome do livro.
b)    O que aprenderam com ele
c)    Façam uma pergunta para a professora sobre o que não entenderam, tudo isso em forma de texto.
Abraço, Boa prova!
FONTES: OCTÁVIO, Raquel Gonçalves . De caipira a farmer: a regeneração do caipira brasileiro . Revista LOGOS, n. 16, 2008.
Acesso em: 24 de Março de 2014, 20:00 horas.

3 comentários:

  1. 1 – Ele retrata toda a miséria de atraso econômico do pais e o descaso do governo em relação ao brasil rural. Vale resaltar que antes da crianção do Jeca Tatu a imagem do caboclo na maioria das vezes o “ homem do campo” era representada de forma extremamente romantica era exaltada a religiosidade a tradição, mas pouco se falava da vida miserável que os caipiram levavam .

    7 A – Urupês : O Nascimento do Jeca Tatu.

    b- Aprendems que antes não se davam tanta impôrtancia para o trabalhador rural , que ele era visto como desleixando, que não sabe fazer nada que não tinham nenhum tipo de educação e cultura , que o texto são criticas sócias e denuncias de questão do universo social e a situação do trabalhador.

    c- Não estamos a critica do Monteiro Lobato sobre o Jeca Tatu nessa citação
    “Um terreninho descalvado rodeia a casa. O mato o beira. Nem árvores frutíferas,
    nem horta, nem flores . nada revelador de permanência”.
    Gostariamos que a professora explicasse, passese seu conhecimento sobre esse trecho, fazendo que possamos entender !

    3 – Que o Jeca era o acomodado por natureza, satisfeito com o atraso, o subdesenvolvimento.  Nada de mudança e conformação com o atraso. Vivia sua vida sem se preocupar com nada .

    6- Jeca Tatu era um home m preguiçoso , mostra muito o descaso do Governo com os trabalhores rurais, ele era visto como um bebâdo, preguiçoso pelas as pessoas , não se importava com a sua higiêne pessoal nem com a sua educação e cultura , vivia na miséria andava descanso enfim.

    2 – Que ele não tinha entresse de saber o que estava se passando, não queria mudar de vida muito menos ver o mundo de outra forma, não procurava sair da miséria procurar ter um cultura uma vida melhor.

    5- Que antes aproximava das idéias do partido Comunista Brasileiro, controvertido, ativo e participante, a modernização do Brasil nos moldes capitalistas. Faz uma crítica fecunda ao Brasil rural e pouco desenvolvido, e hoje esse problema tem diminuido, estão dando um pouco mais de atenção para os trabalhadores rurais, em alguns lugarem ainda continua uma situação precária por falta de dinheiro, ou falta de enteresse mesmo .

    Nomes : Natália Jaques, Ariene, Amanda, Regiane .
    Ariane e Amanda faltaram, Amanda ontem fez tudo de qualquer jeito sem interesse algum e hoje faltou
    Ariane, ajudou um pouco .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grupo!
      Vão aqui algumas considerações sobre as respostas.
      Na pergunta número 3, vocês receberam apenas meio ponto pois copiaram o texto em parte.
      Na pergunta número quatro, obtiveram nota zero pois foi copiada.
      No tocante ao questionamento de vocês no 07 C, vocês a responderam em partes na número 2, embora eu tenha considerado um ponto, faltou vocês comentarem que o Jeca Tatu, era imediatista, praticava apenas a subsistência logo se evadindo para outro local, (como um nômade), por isso não plantava nada, não limpava nada, pois não fixava residência em lugar nenhum e nem tinha interesse por nada ao seu redor de melhor qualidade de vida à política.
      No mais, ficaria feliz se vocês escrevessem interesse e não enteresse pois o blogger é lido e visto por muitas pessoas. Estudar um pouco mais a língua portuguesa nunca é demais...

      Beijo e abraço à todos do grupo. Espero que na próxima dediquem-se ainda mais e evitem o plágio.

      Excluir
  2. 4 - ficou conhecida como politico café com leite o arranjo politico que vigorou no período da primavera mais conhecida pelo nome de republica velha.
    Apos a proclamação da republica a 15 de novembro dois militares se sucederam no comando do pais os marchais Teodoro da Fonesca e floriano peixoto.
    nome.Regiane. Natália.Ariane e Amanda.

    ResponderExcluir