segunda-feira, 24 de março de 2014

Ideias de Jeca Tatu e o Presidente Negro - Rodrigo e Gabriela

IDEIAS DE JECA TATU E O PRESIDENTE NEGRO – RODRIGO E GABRIELE SENA
1 - Qual é a crítica social tecida na história Ideias de Jeca Tatu e o presidente negro?
2 – Faça um a comparação entre o presidente negro de Monteiro Lobato e a construção do presidente negro dos EUA, a partir da leitura da citação: “Ao falar da sociedade estadunidense, Lobato, através da personagem Miss Jane, falará de uma eleição para a presidência dos Estados Unidos em que os candidatos serão um conservador branco, uma mulher com ideais feministas e um negro (isto lembra alguma coisa?)”.
3 - Com o advento da República, acentuaram-se ainda mais os contrastes da sociedade brasileira: os negros, recém-libertados, marginalizaram-se; os imigrantes chegavam e grande número; e surgia o proletariado. Foi nesse contexto, que ocorreram mudanças na arte brasileira, período que se convencionou chamar de Pré-Modernismo. Neste momento encontramos as mais variadas tendências e estilos literários, surgindo uma literatura política, que denuncia a realidade brasileira, que nega o Brasil caracterizado pelo Romantismo e pelo Parnasianismo. Os intelectuais brasileiros adotaram duas posturas. De um lado, os que pregavam o progresso e acreditavam que a sociedade brasileira deveria se atualizar de acordo com o modo de vida europeu, principalmente francês. De outro lado, os influenciados pelo cientificismo, que pregavam a necessidade de um mergulho na realidade brasileira, a necessidade de construir um saber próprio sobre o Brasil, acreditando que assim, a realidade brasileira pudesse ser transformada. Serão desses escritores militantes as obras mais representativas do  período.
 A partir da leitura desse trabalho de conclusão de curso de ciências sociais, responda:
a)    Levando-se em consideração o enxerto acima e a temática de Ideias de Jeca Tatu e o Presidente Negro, responda: do lado de quais intelectuais parece que Monteiro Lobato sofreu influência?
4 - Em 15 de Novembro troca-se um trono vitalício pela cadeira  quadrienal. O país bestifica-se ante o inopinado da mudança. O caboclo não dá pela coisa. Vem Floriano; estouram as granadas de Custódio; Gumercindo bate às portas de Roma; Incitatus derranca o país. O caboclo continua de cócoras, a modorrar...
Após ler o trecho que fala do comportamento do “caboclo” Jeca Tatu frente às mudanças políticas responda:
a)    O Jeca Tatu é um ser alienado frente às transformações nacionais? Após sua resposta, retire um trecho do texto acima e comprove sua resposta.

5 – Explique de que forma “O Presidente Negro” aborda aspectos raciais. Como isso se evidencia no livro?
6 -        “Ao falar do futuro, Monteiro Lobato dá vazão a toda a sua criatividade e, por que não dizer, preconceito. Imagina um futuro onde os jornais não serão mais lidos no seu formato tradicional”. (Créditos: Colégio Orfeu | Ricardo de Mattos - Digestivo Cultural | Viegas Fernandes da Costa, Historiador e escritor, autor de Sob a Luz do Farol (2005) e De Espantalhos e Pedras Também se Faz um Poema(2008) | Curso Pré-Vestibular Objetivo (Florianópolis).
Após ler o texto acima responda:
a)    Monteiro Lobato no livro aludido disse que no futuro, “as pessoas poderiam trabalhar de casa” você poderia dizer que ele de certa forma antecipou alguns aspectos da tecnologia? Dê um exemplo de como você poderia trabalhar sem sair de casa?

Fontes:


Um comentário:

  1. R 2- Em O Presidente Negro esta eleição acontece no ano de 2228, em nosso mundo real as atuais prévias eleitorais nos Estados Unidos têm como candidatos um conservador branco John McCain, um negro Barack Obama, e uma mulher Hillary Clinton cenário bastante próximo àquele pintado por Lobato no romance que publicou em 1926.

    R 3- a- Assim como outros intelectuais, o escritor Monteiro Lobato fez de sua pena sua arma no combate as mazelas de seu tempo. Envolvido em grandes causas, o criador do Jeca Tatu, engajou-se em campanhas de saúde, defesa do meio-ambiente, petróleo, reforma agrária, e outros temas ainda atuais.

    R 6- Hoje em dia com a tecnologia fazemos nossos trabalhos em casa.

    Alunos: Rodrigo Maia, Gabriela Sena

    ResponderExcluir