sexta-feira, 21 de março de 2014

GRUPOS DO LIVRO EURICO, O PRESBÍTERO DE ALEXANDRE HERCULANO



PROVA DO LIVRO: EURICO, O PRESBÍTERO

Leia o enxerto abaixo e responda:

1 - A queda do império Godo às mãos dos árabes lembra-nos a falência dos paradigmas organizadores das sociedades ocidentais do nosso tempo. À semelhança de Eurico, o Presbítero, testemunhamos novas paixões religiosas, guerreiras, líricas e amorosas.



A - Como se chama o gênero lírico em que se volve o olhar para o passado e se conta a história de um povo?


b- A partir das características do Romantismo elencadas na lousa em nossas aulas, diga o porque podemos classificar o romance de Alexandre Herculano nesse gênero?


2 – Em qual das gerações românticas podemos classificar o romance.

b) Por quê? Evidencie características para classificar.


3 - A morte: esta ideia, tremenda, indiferente ou formosa, segundo a vida a risonha, pálida ou negra, veio suavizar o martírio daquela alma atribulada, como em estilo ardente as grossas águas da trovoada refrigeram a terra, que estua sob os raios aprumados do Sol. (Eurico, O Presbítero, Lisboa, Porto Editora, Coleção Clássicos da Literatura Portuguesa/Biblioteca Digital: 145)

Que característica do romantismo pode ser percebida nesse trecho do romance? Retire do texto uma frase em que essa característica se evidencie.

4 – Quem era o Cavaleiro Negro?


5 – Por que Eurico morre num ato de auto sacrifício? Como isso acontece?

6 – “Se nem sempre age na intriga como mulher de carne e osso, suporta poeticamente a responsabilidade de média do sexo fraco; é a mulher-anjo, romântica: ‘presa, de um lado, à humanidade pela fraqueza e pela morte, aos
espíritos puros pelo amor e pelo mistério’. (...)”  
A partir do trecho lido, fale sobre uma característica da mulher no Romantismo ou complete: ela é___________________________________.

7 – Embora possa ser configurada na geração romântica que você respondeu na pergunta número dois, esse romance, também tem um pouco de uma outra geração? Qual é essa geração? Comente sobre as características.

2 comentários:


  1. 1-Gênero épico:
    b- é o gênero narrativo ou de ficção que se estrutura sobre uma história de um povo
    2-Primeira Geração
    B-o regresso no passado histórico e ao medievalismo.
    3-Historicismos
    4-Eurico
    5— Nazareno, ofereceste-nos a salvação, se te seguíssemos: fiamo-nos em ti, porque não precisavas de trair-nos. Estávamos nas mãos dos soldados de Pelágio, e foi a um aceno teu que eles cessaram de perseguir-nos. Porém o silêncio tenaz que tens guardado gera em mim graves suspeitas. Quem és tu? Cumpre que sejas sincero, como nós. Sabe que tens diante de ti Mugueiz, o amir da cavalaria árabe, Juliano, o conde de Septum, e Opas, o bispo de Híspalis.
    6-ela é idealizadora
    7 a segunda geraçao de bordar tema sobscuros como a morte ,amores possíveis escuridão

    Nome:Lucia,Sueli,Thais,Thalita
    Serie:2°Ano ensino medio

    ajudantes:Lucia:> Ajudou a escrever
    Sueli:>A procurar
    Thais:>A respostas
    Thalita:>A digitar

    ResponderExcluir
  2. 01) Gênero épico
    b) Porque o texto conta a história de um povo antigo.
    02)As histórias são de passados históricos, são do medievalismo.
    03) O sofrimento amoroso, emoção e sentimentalismo.
    Eles, porém, não podem mais se casar, já que Eurico fez votos de castidade ao tornar-se padre. Hermengarda não resiste às emoções da revelação e , já enfraquecida pelo tempo que passara aprisionada, morre. Eurico, desesperado, lança-se em uma missão suicida contra os árabes e acaba desaparecendo em meio aos inimigos.
    04) O cavaleiro negro é o Eurico.
    05) Ele morre com a perda do seu grande amor, e ele tem que deixar de ser padre. Ele se joga do navio, onde estava indo pra Catéia.
    06) Idealizadora
    07) 2° geração, nas histórias da segunda geração, sempre tem muito amor, muita paixão, mas os apaixonados nunca conseguem ficar juntos, e sempre no final um dos dois se matam ou ficam loucos.

    Nome: Stefhânya
    Série: 2° ano E.M.I

    ResponderExcluir