sexta-feira, 21 de março de 2014

GRUPOS DO LIVRO "AMOR DE PERDIÇÃO" DE CAMILO CASTELO BRANCO



PROVA DO LIVRO AMOR DE PERDIÇÃO DE CAMILO CASTELO BRANCO

1 - Camilo Castelo Branco, em Amor de Perdição , demonstra particular cuidado na construção
de um personagem cuja fala reproduzimos abaixo. No trecho escolhido, o personagem tenta
dissuadir Simão Botelho de tentar encontrar-se com a amada.
“Sr. Simão, V. Sª não sabe nada do mundo... Paixões... que as leve o diabo, e mais quem com elas engorda. Por causa de uma mulher, ainda que ela seja filha do rei, não se há de um homem botar a perder. Mulheres há tantas como a praga, e são como as rãs do charco, que mergulha uma, e aparecem quatro à tona da água. Um homem rico e fidalgo como V. Sª, onde quer topa uma com um palmo de cara como se quer e um dote de encher o olho. Deixe-a ir com Deus ou com a breca, que ela, se tiver de ser sua, à mão lhe há de vir dar, tanto faz andar para trás como para diante: é ditado dos antigos.”
Leia o trecho citado e resolva as seguintes questões:
A)    “Deixe-a ir com Deus ou com a breca”. A quem se refere o personagem?


2 -    “Viram-na, um momento, bracejar, não para resistir à morte, mas para abraçar-se ao cadáver de Simão, que uma onda lhe atirou aos braços.  O comandante olhou para o sítio donde (...) se atirara, e viu, enleado no cordame, o avental, e à flor da água, um rolo de papéis, que os marujos recolheram na lancha.”
Após terem lido, respondam:
a)      Quem se atirou na água?
b)      Qual o papel dela na trama?
3 – Porque Amor de Perdição é considerado um romance passional?

4 – Explique porque o sentimento amoroso entre Simão e Teresa enquadra-se em qual das gerações românticas? Responda a qual geração e explique o porquê, ou seja, de que forma podemos fazer esse paralelo.

5 – William Shakespeare (1564-1616) é o maior dramaturgo da língua inglesa. Sua obra influenciou grande número de escritores e até hoje continua a inspirar. O próprio Camilo Castelo Branco baseou-se em uma de suas peças, Romeu e Julieta, para criar Amor de perdição. Ao longo do tempo, algumas das histórias que Shakespeare criou têm sido recontadas e atualizadas. Apesar de pertencerem a estilos e a épocas diferentes, tanto Romeu e Julieta como Amor de perdição compartilham o mesmo tema: o amor proibido versus o dever de obedecer à família. Na sua opinião, e, observando as características do Romantismo, por que os dois autores fecham suas histórias destinando as personagens a um fim trágico?

6 - O trecho abaixo descreve o comportamento social esperado de um indivíduo no século XIX. Leia-o e responda: Qualquer singularidade, [no vestir como] em qualquer campo, é um pecado de lesa-sociedade. Deve-se sempre ceder ao desejo do grupo, sem jamais impor o seu próprio: não pedir papel para escrever ou reclamar o urinol quando as carnes estiverem prontas para servir e as mãos lavadas. Não se deve ser nem tímido, nem familiar, nem melancólico. Deve-se sempre manter a dignidade com os criados (alguns “soberbos” “estão sempre repreendendo seus criados e mantendo toda a família em perpétuo rebuliço”), e na rua, onde o passo não deve ser nem precipitado nem muito lento, e onde nunca se deve olhar fixamente para os passantes. ARIÈS, Phillipe. Da família medieval à família moderna: história social da criança e da família. Tradução: Dora Flaskman. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
A família, a partir do século XIX, tem um papel vital na formação do indivíduo, estabelecendo o comportamento acima descrito. De que forma essa convenção social, isto é, a obrigatoriedade da
obediência, reflete-se nas ações das personagens Simão e Teresa, de Amor de perdição?


7)Considerando as atitudes do pai de Simão e do pai de Teresa, discutir se a história dos jovens namorados poderia ocorrer em nossos dias.

4 comentários:

  1. 1-A) Se refere à Teresa Albuquerque.

    2-A) Mariana.
    B) Mariana tem o papel de ajudar Simão e Teresa a ficar juntos mesmo que ela seja apaixonada por Simão e esse amor não ser correspondido.

    3- Porquê eles se matam por um amor não correspondido sendo que o romance tem uma final trágico.

    4- O sentimento amoroso de Simão e Teresa enquadra-se na geração romântica “Mal do século” ou Byronista porquê possui sentimentalismo exagerado e passional.

    5- Porquê eles participam da segunda geração do Romantismo “mal do século”, e uma das características dessa geração é o final trágico.

    6- No século XIX as pessoas eram obrigadas a obederecem suas famílias, isso é demonstrado no livro Amor de Perdição quando Simão e Teresa são proibidos de ficarem juntos por suas famílias. Eles não aceitavam essa regra social, por isso encontravam-se as escondidas e através de cartas sendo ajudados muitas vezes por Marina e uma mendiga, que como consequência acabou criando um triângulo amoroso entre Simão, Teresa e Mariana. Tudo por amor.

    7- A história de Simão e Teresa poderia sim ocorrer em nossos dias porquê ainda existem pais que não são a favor do namoro de seus filhos. Embora seja raro.


    Jaíne Silva – (Digitou e reposndeu a pergunta 7)
    Matheus Boniatti – (Respondeu as perguntas 1 a 6)
    Graziele Barbosa – (Localizou o computardor em que estava salvo as respostas)

    ResponderExcluir
  2. 1: A sua amada que decidiu ir embora.

    2. A) Mariana

    B) Ser a amada de simão, E quando ele se joga ao mar ela, se joga junto por amor.

    3.)Porque e um romance onde nunca da certo o romance e sempre acaba com mortes, e todos as mortes são por amor.

    4.)Segunda a geração , porque tem um sentimentalismo exagerado.

    5.)Porque os dois autores usa um tema literário que tem como o amor passional que, é um amor que o fim sempre e trágico e os personagens morrem por amor.

    6.)Eles tem que obedecer os pais , que proibi seu romance entre as famílias rivais da época, só que o amor deles são maiores que as ordens que eles recebem dos pais , então eles resolvem se encontrar escondidos e mandar cartinhas por uma velha mendiga para que ninguém descubra seu romance escondido.

    7.)Hoje em dia poderia sim ter esse romance, mas os pais teriam que apoiar o namoro dos filhos , e se não aceitassem eles namorariam escondidos e ainda brigariam com os pais se eles não apoiasse.

    Emerson Marques, Rony Peterson,Luiz Felipe, Weigle Petter

    Emerson : Ajudou a Pesquisar.
    luiz: ajudou a cria as respostas.
    weigle:respondeu e digitou.
    rony: pesquisou

    ResponderExcluir
  3. 1 - Resposta: Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.

    2 -a)Quem se atirou na água? Mariana
    b)Qual o papel dela na trama? Que ela se jogou junto com seu Amado,porque ela vai onde o amando dela iriá.


    3 - Resposta: O romance e o passional são as mesmices de sempre. A mesma quantidade de mel e de limão temperam essas histórias. Esse negócio de classificação é muito radical, a gente observa que os críticos se posicionam em verbetes que colaram com o público. É um ibopinho.


    4 – Resposta: 2 geração , pelo sentimentalismo exagerado e passional. Um Amor Doentil , exagerado alguém se matar por Amor.


    5 –Resposta: Por causa que as suas histórias de romance proibido pela características da época são todas com final trágico.


    6 - Resposta: Que as pessoas só podiam casar com outra pessoa com a mesma classe social ou quando o pais delas escolhiam.


    7-Resposta: Sim, pois as pessoas podem ter algum desentendimento no passado entre famílias. RESUMO; As pessoas hoje em dia são todas ignorantes.






    Nomes: Felipe Martim (Escritor),Gabriel Lopes (Ajudou a Responde),José Alessandro (Ajudou a Responde),Guilherme Nunes (Ajudou a Responde),Luiz Henrique(Pesquisou).
    2 Ano.

    ResponderExcluir
  4. 1- Se refere a Teresa.

    2- a) Mariana.
    b) Mariana é a personagem que se apaixona por Simão, e mesmo Simão e Teresa se amando, Mariana faz de tudo para agradar o seu amor.

    3- Amor de perdição é considerado um romance passional porque, envolve tanta paixão no tal triangulo amoroso, (formado por Simão, Teresa e Mariana) que leva a morte do três (Teresa morre tuberculosa e uma semana depois, Simão não suporta a morte de sua amada, adoece e também morre. Mariana, que era apaixonada por Simão, se joga no mar junto com o corpo de Simão, se suicidando).

    4- 2ª geração. Porque tem um sentimentalismo exagerado.

    5- Observamos que, o tratamento do amor desenfreado é comum nas obras de Camilo Castelo Branco: sempre com obstáculos, tentam suas felicidades, mas sempre são desviados à desgraça, para a morte.

    6- Naquela época, o fato das famílias serem muito rígidas eram imensas. Na obra “Amor de Perdição” sempre, Simão e Teresa eram interrompidos em seus encontros.
    Isso por causa de sua família, principalmente pelo seu primo, Baltasar Coutinho, que fora assassinado por Simão.

    7- Sim, porque rixas familiares não são coisa de antigamente, nos dias de hoje também pode se haver intrigas entre duas famílias.

    Nomes: Ana Rebeca (respondeu: 1, 3 e 4), Danieli Guerreiro (Respondeu: 2, 7), Jayla (respondeu algumas perguntas mas não passou pro resto do grupo), Leticia Maria (Respondeu: 5, 6).

    ResponderExcluir